Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75501
Tipo: Tese
Título: "Não é uma caixa!":uma análise das vivências das crianças na atividade de brincar ao longo de três anos
Autor(es): Jacqueline da Silva Gonçalves
Primeiro Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves
Primeiro membro da banca : Maria de Fátima Cardoso Gomes
Segundo membro da banca: Ana Luiza Bustamante Smolka
Terceiro membro da banca: Elenice de Brito Teixeira da Silva
Quarto membro da banca: Fernanda Muller
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender os processos de imaginação e criação de crianças desde bebês, na atividade de brincar, em uma Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Tupi, de Belo Horizonte, ao longo dos anos de 2017 a 2019. O caminho teórico-metodológico percorrido contempla o entrecruzamento entre a Teoria Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação. Com relação à Teoria Histórico-Cultural, a imaginação é concebida como uma função psicológica superior (que se desenvolve em conexão com outras funções psicológicas) e a criação, como um produto da imaginação. Consideramos a atividade de brincar como o lócus da imaginação e da criação, pela qual as crianças exploram, experimentam e se apropriam da realidade histórico-cultural, na qual estão inseridas. No contexto da Etnografia em Educação, enfatiza-se que a EMEI Tupi é um local onde a cultura acontece e é transformada em um acontecimento extraordinário. A lógica abdutiva, trabalhada neste texto, pode ser definida como um sinal de diferença entre a perspectiva da pesquisadora e o que está acontecendo naquele momento a ser analisado, ou seja, “o que está acontecendo ali?”. Além disso, o princípio etnográfico do contraste envolve as diferentes linguagens em uso, as formas de falar, de agir e de expressão dos participantes do evento inseridos em um grupo social, bem como as diferentes interpretações dessas ações e eventos. A produção do material empírico baseia-se no banco de dados do Grupo de Estudos EnlaCEI/UFMG, produzido pela equipe de pesquisadoras nos anos de 2017 a 2019. Esse banco de dados é composto por notas de campo, registros fílmicos e fotográficos produzidos. A análise microgenética foi realizada em quatro eventos selecionados: “Não é uma caixa!” (14/02/2019); “Berço/banheira de Larissa” (26/03/2019); “Trenzinho” (12/08/2019) e a “Casinha de Rita” (30/09/2019). Argumentamos que os eventos analisados, nos quais priorizamos as situações imaginárias vivenciadas pelas crianças, em que o objeto pivô- a caixa de papelão – é transformado (pelas palavras, gestos, ações), ganhando diferentes configurações no movimento de [imaginação/criação] compartilhada. As crianças, por meio da unidade de análise [imaginação/criação] compartilhada, evidenciam o processo de significação, uma vez que os sentidos atribuídos à caixa de papelão e aos outros objetos, possuem gênese no entrelaçamento do que aconteceu na vida coletiva com as dimensões individuais e afetivas das crianças, as suas vivências. Assim, defendemos a tese de que a criança cria a situação imaginária na atividade de brincar e que as suas vivências, tanto no âmbito familiar como na instituição educativa, poderão desencadear novas possibilidades de [imaginação/criação], dialeticamente, promovendo o seu desenvolvimento cultural.
Abstract: This research aims to understand the processes of imagination and creation in children from infancy, specifically during play activities, at the Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) Tupi in Belo Horizonte, Brazil, from 2017 to 2019. The theoretical and methodological approach combines Historical-Cultural Theory and Ethnography in Education. Within the framework of Historical-Cultural Theory, imagination is conceptualized as a higher psychological function (developing in connection with other psychological functions), and creation as a product of imagination. We consider play activities as the locus of imagination and creation, where children explore, experiment, and engage with the historical-cultural reality in which they are embedded. In the context of Educational Ethnography, EMEI Tupi is seen as a place where culture unfolds and transforms into extraordinary events. The abductive logic employed in this study serves as a sign of difference between the researcher’s perspective and what is happening in the moment under analysis—essentially asking, ‘What is happening there?’ Additionally, the ethnographic principle of contrast involves examining the various languages in use, speech patterns, actions, and expressions of participants within a social group, along with their diverse interpretations of these actions and events. The empirical material is drawn from the EnlaCEI/UFMG Research Group’s database, compiled by researchers between 2017 and 2019. This database includes field notes, film records, and photographs from EMEI Tupi. Microgenetic analysis was conducted on four selected events: ‘Not a Box!’ (02/14/2019), ‘Larissa’s Crib/Bathtub’ (03/26/2019), ‘Little Train’ (08/12/2019), and ‘Rita’s Little House’ (09/30/2019). We argue that in these analyzed events, where we prioritize the imaginary situations experienced by children, the pivotal object—the cardboard box—is transformed (through words, gestures, actions), assuming different configurations in the shared [imagination/creation] process. Through the unit of analysis of shared [imagination/creation], children reveal the process of signification. The meanings attributed to the cardboard box and other objects have their origins in the interplay between collective life experiences and the individual and affective dimensions of the children. Thus, we propose that children create imaginary situations during play, and their experiences—both within the family and educational institution—can trigger new possibilities of [imagination/creation], dialectically promoting their cultural development.
Assunto: Educação
Educação de crianças
Brincadeiras - Aspectos educacionais
Lactentes
Psicologia infantil
Psicologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75501
Data do documento: 3-Jun-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Jacqueline da Silva Gonçalves versão final.pdf7.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons