Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359106299287113pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Reinaldo Martiniano Marquespt_BR
dc.contributor.referee3Monica Fernanda Rodrigues Gamapt_BR
dc.creatorRaynara Isis Barbosa Voltanpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741060746426855pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-28T14:46:25Z-
dc.date.available2024-08-28T14:46:25Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75573-
dc.description.abstractLes chemins sinueux qui traversent notre connaissance de la vie et de l'Suvre de Clarice Lispector sont liés à un processus complexe de fictionnalisation de l'auteur, réalisé à travers un dialogue auquel participent plusieurs voix. D9abord, nous pouvons diviser ces voix en trois groupes: celle des biographes, critiques et journalistes qui ont écrit et parlé d9elle; la voix de Clarice elle-même, qui se manifeste dans des chroniques et des textes journalistiques, se présentant publiquement comme une personne réelle; la voix de l9auteur, qui apparaît indirectement dans ses textes ouvertement fictionnels. Avec la publication de sa correspondance, il faut ajouter un quatrième groupe, constitué également de la voix de l9écrivain, mais qui se manifeste maintenant en privé, dans ses lettres aux amis, écrivains, critiques et famille. L9objectif de cette thèse est d9étudier le processus de construction des images de Clarice Lispector, en cherchant à comprendre la place qu9y occupe sa correspondance. À cette fin, nous utilisons des références théoriques sur des questions comme le biographisme, la place de l9auteur dans la modernité occidentale et l9épistolographie, en évidence sur les concepts de <pose=, <persona= et <performance= (LIMA, 1986 et 1991; KLINGER, 2006; MOLLOY, 2022) e ainsi que par l9idée de <sensibilité du Camp= (SONTAG, 2020). Grâce à ces références, il a été possible d9observer comment les lettres prennent part à ce dialogue, se constituant non pas comme une écriture transparente et référentielle, mais comme un espace de création d9images de soi complexes de l9auteur, dans lesquelles la fiction et le traitement poétique du langage sont également présents.pt_BR
dc.description.resumoOs tortuosos caminhos que perpassam nosso conhecimento sobre a vida e a obra de Clarice Lispector estão relacionados a um complexo processo de ficcionalização da autora, realizado por meio de um diálogo do qual participam diversas vozes. A princípio, podemos dividir essas vozes em três conjuntos: a dos biógrafos, críticos e jornalistas que escreveram e falaram sobre ela; a voz da própria Clarice, que se manifesta em crônicas e textos jornalísticos, colocando-se publicamente como uma pessoa real; a voz da autora, que aparece de maneira indireta em seus textos assumidamente ficcionais. Com a publicação de sua correspondência, deve ser acrescentado um quarto conjunto, constituído também pela voz da escritora, mas que agora se manifesta de maneira privada, em suas cartas para amigos, escritores, críticos e familiares. O objetivo desta dissertação é estudar o processo de construção das imagens de Clarice Lispector, buscando compreender o lugar que sua correspondência ocupa nele. Para isso, utilizamos referências teóricas sobre questões como o biografismo, o lugar do autor na modernidade ocidental e a epistolografia, com destaque para os conceitos de "pose", "persona" e "performance" (LIMA, 1986 e 1991; KLINGER, 2006; MOLLOY, 2022), bem como para a ideia de "sensibilidade Camp" (SONTAG, 2020). A partir dessas referências, foi possível observar como as cartas participam desse diálogo, constituindo-se não como uma escrita transparente e referencial, mas como um espaço de elaboração de autoimagens complexas da autora, nas quais a ficção e o tratamento poético da linguagem também estão presentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectcorrespondênciapt_BR
dc.subjectautorpt_BR
dc.subjectvida e obrapt_BR
dc.subject.otherLispector, Clarice, 1920-1977. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLispector, Clarice, 1920-1977. – Correspondênciapt_BR
dc.subject.otherEscritores brasileiros – Correspondênciapt_BR
dc.subject.otherCartas brasileiras – História e críticapt_BR
dc.subject.otherBiografia como forma literáriapt_BR
dc.title"Não se pode andar nu": pose e artifício na correspondência de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOLTAN. Versao totalmente final 23.08 (1).pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.