Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/75644
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T18:15:00Z | - |
dc.date.available | 2024-08-28T18:15:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.citation.volume | 31 | pt_BR |
dc.citation.issue | 67 | pt_BR |
dc.citation.spage | 214 | pt_BR |
dc.citation.epage | 231 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p214-231 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-0194 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/75644 | - |
dc.description.abstract | Indigenous people’s presence in the universities has been contributing to the knowledge about cultures, epistemology, and indigenous language, including Portuguese. There is few research about Portuguese spoken by indigenous communities, and it needs to be improved. To contribute to this discussion, this paper discusses some indigenous Portuguese characteristics. Also, two master’s degree dissertation written by indigenous candidates are analyzed to demonstrate how indigenous Portuguese appears in academic texts. It is argued that indigenous Portuguese should be understood in the indigenous point of view and it’s suggested that the universities should promote indigenous languages. | pt_BR |
dc.description.resumo | A entrada dos povos indígenas na universidade tem visibilizado suas culturas, cosmovisões, epistemologias e o uso que fazem de suas línguas, dentre elas a língua portuguesa. Os estudos sobre o português falado por povos indígenas são ainda poucos e necessitam de aprofundamento. É com o objetivo de contribuir para esta reflexão que este artigo discute algumas características do português indígena e analisa duas dissertações de mestrado escritas por indígenas, com o intuito de compreender como essa variedade aparece em textos acadêmicos. Espera-se que a discussão contribua para uma maior compreensão do significado desta língua para os povos indígenas e para a sua valorização, principalmente nas universidades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português indígena | pt_BR |
dc.subject | Línguas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Português acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Português Pataxó | pt_BR |
dc.subject | Português Xakriabá | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa -- Indigenismos | pt_BR |
dc.subject.other | Indígenas -- Línguas | pt_BR |
dc.subject.other | Indios Pataxó | pt_BR |
dc.subject.other | Índios Xakriabá | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o português falado por povos indígenas: resistência e ressignificação | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflection on the portuguese spoken by indigenous people: resistance and reframing | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14042 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3654-8305 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Reflexões Sobre o Português Falado por Povos Indígenas.pdf | 287.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.