Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75784
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de química a partir de uma sequência didática investigativa sobre ácidos e base: possibilidades de aprendizagens processuais e atitudinais
Autor(es): Filipe Pedrosa Barbosa
primer Tutor: Andrea Horta Machado
Resumen: Neste estudo, propomos atividades com uma abordagem investigativa para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos ácidos e bases. O objetivo é investigar as aprendizagens processuais e atitudinais a partir da elaboração, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Sugerimos uma avaliação qualitativa que busca incorporar as aprendizagens processuais e atitudinais como uma alternativa à diversificação das práticas tradicionais de avaliação. Para possibilitar essas aprendizagens, desenvolvemos uma SEI, que foi aplicada aos alunos de uma escola pública da rede estadual em Santa Luzia/MG. Os resultados indicam que a utilização da SEI pode contribuir para o progressivo avanço dos alunos no entendimento dos conceitos e processos relacionados ao conteúdo sobre ácidos e bases, além de aproximá-los da cultura científica, conforme observado por meio da avaliação processual e atitudinal.
Asunto: Educação
Ensino médio
Neoliberalismo - Aspectos educacionais
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75784
Fecha del documento: 10-may-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_Filipe Pedrosa Barbosa - final.pdf876.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.