Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Horta Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169699757403101pt_BR
dc.creatorFilipe Pedrosa Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291430804811663pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T14:02:32Z-
dc.date.available2024-08-29T14:02:32Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75784-
dc.description.resumoNeste estudo, propomos atividades com uma abordagem investigativa para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos ácidos e bases. O objetivo é investigar as aprendizagens processuais e atitudinais a partir da elaboração, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Sugerimos uma avaliação qualitativa que busca incorporar as aprendizagens processuais e atitudinais como uma alternativa à diversificação das práticas tradicionais de avaliação. Para possibilitar essas aprendizagens, desenvolvemos uma SEI, que foi aplicada aos alunos de uma escola pública da rede estadual em Santa Luzia/MG. Os resultados indicam que a utilização da SEI pode contribuir para o progressivo avanço dos alunos no entendimento dos conceitos e processos relacionados ao conteúdo sobre ácidos e bases, além de aproximá-los da cultura científica, conforme observado por meio da avaliação processual e atitudinal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação das aprendizagens processuais e atitudinaispt_BR
dc.subjectÁcidos e basespt_BR
dc.subjectSequência de ensino investigativapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherNeoliberalismo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.titleEnsino de química a partir de uma sequência didática investigativa sobre ácidos e base: possibilidades de aprendizagens processuais e atitudinaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Filipe Pedrosa Barbosa - final.pdf876.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.