Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75824
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cliques, palavras e imagens: a escrita em um telecentro de uma comunidade quilombola
Título(s) alternativo(s): Clicks, words and images: writing in a telecentro in a quilombola community
Autor(es): Maria Jacy Maia Velloso
Maria Lucia Castanheira
Resumen: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.
Abstract: This article presents the results of a research that analyzed the writing practices in the use of the computer and the internet in a telecentro of a Quilombola community located in the north of Minas Gerais/Brazil. The objective was to investigate how young people from the quilombola community integrated Digital Technologies of Information and Communication into their daily lives, as they attended the digital inclusion course at the telecentro. An interpretive research perspective was adopted, from an ethnographic approach. The data showed that, although the computer course may contain in its programming a prescribed curriculum for the inclusion of the student in the digital environment, this inclusion may be more related to the way users organize themselves and engage in activities using computers and the internet. in their daily practices linked to particular cultural identities.
Asunto: Tecnologia da informação
Curriculo escolar
Letramento digital
Inclusão digital
Comunidade quilombola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808
URI: http://hdl.handle.net/1843/75824
Fecha del documento: 29-jun-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54680
metadata.dc.relation.ispartof: Revista e-Curriculum
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Cliques, palavras e imagens.pdf651.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.