Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75840
Type: Dissertação
Title: Além das fronteiras: processos de escolarização de crianças venezuelanas em uma escola pública brasileira
Authors: Mariane Lins
First Advisor: Maria Alice Nogueira
First Referee: Ana Lorena de Oliveira Bruel
Second Referee: Flávia Pereira Xavier
Abstract: O objetivo principal desta dissertação é investigar o processo de escolarização de estudantes venezuelanos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de São José dos Pinhais–PR, abordando as seguintes dimensões: acesso à matrícula, desempenho escolar, interação com os pares, relação família-escola. A metodologia empregada consistiu no estudo do caso de um estabelecimento de ensino da rede municipal e englobou procedimentos quantitativos e qualitativos. A coleta de dados empíricos se serviu de dados do Censo Escolar INEP/2022, de informações da Secretaria Municipal de Educação e da própria escola investigada, de entrevistas semiestruturadas com famílias e profissionais do ensino, além da observação direta do cotidiano escolar. Os resultados obtidos indicam que a escolarização de crianças migrantes internacionais enfrenta desafios complexos e multifacetados. Destacam-se as tensões nas interações com os pares brasileiros; a influência sobre o desempenho escolar de fatores como o nível de instrução dos pais, a posição da criança na estrutura familiar e o tempo decorrido desde a chegada ao Brasil; além de desafios associados às dinâmicas entre a família e a escola. Além disso, foi verificado que as estratégias educativas das famílias sofrem a influência de sua condição de migrantes, em particular no que tange à questão linguística e à escolha do estabelecimento de ensino. No entanto, essas estratégias não deixam de ser moduladas pelas particularidades de cada família e pelas características individuais dos filhos.
Abstract: This master’s dissertation aims to investigate the schooling process of Venezuelan students enrolled in the early years of Elementary Education in the municipal public school system of São José dos Pinhais–PR (Brazil), addressing the following dimensions: access to enrollment, academic performance, interaction with peers, and family-school relationship. The methodology consisted of a case study of a municipal school establishment and included both quantitative and qualitative procedures. The collection of empirical data utilized information from the INEP School Census/2022, data from the Municipal Department of Education and the school under investigation, semi-structured interviews with families and education professionals, and direct observation of daily school life. The results obtained indicate that the schooling of international migrant children faces complex and multifaceted challenges. Tensions in interactions with Brazilian peers are highlighted, as well as the influence on academic performance of factors such as the caregivers’ education level, the child's position in the family structure, the time elapsed since arrival in Brazil, and challenges associated with dynamics between family and school. Additionally, it was found that the families’ migrant status influences their educational strategies, particularly regarding linguistic issues and the choice of educational establishment. However, these strategies are also shaped by each family’s specificities and the individual characteristics of the children
Subject: Educação
Família e escola
Imigrantes - Educação
Estudantes estrangeiros - Venezuela
Direito à educação
Inclusão em educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75840
Issue Date: 24-May-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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