Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75858
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
Título(s) alternativo(s): The problematization in geography classes and its importance in the development of geographic reasoning
Autor(es): Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
Resumo: De onde surge a necessidade de práticas pedagógicas alicerçadas na problematização e na investigação nas aulas de Geografia? Este artigo tem como objetivo destacar questões específicas, apontadas por especialistas do ensino de Geografia, que nos remetem a reflexões sobre o quão fundamental é o estabelecimento de um giro pedagógico alinhado segundo o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. No nosso ponto de vista, o desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia tem perspectiva problematizadora e investigativa, ou seja, possibilita práticas pedagógicas que valorizam o conhecimento significativo, tal qual apontado por especialistas. Em virtude disso, compreendemos que as questões e os temas escolhidos e categorizados por nós neste artigo e elencados como relevantes, mesmo que organizados em uma pequena coletânea, apresentam indícios iniciais das ideias que fundamentam a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico em sala de aula.
Abstract: Where does the need for pedagogical practices based on problematization and investigation in Geography classes come from? This article aims to highlight specific issues, pointed out by experts in Geography teaching, that lead us to reflect on how essential it is to establish a pedagogical approach aligned with the development of geographic reasoning in schools. In our view, the development of geographic reasoning in geography classes has a problematizing and investigative perspective, that is, it enables pedagogical practices that value significant knowledge, as indicated by experts. Because of this, we understand that the questions and themes chosen and categorized by us in this article and listed as relevant, even if organized in a small collection, present initial indications of the ideas that underlie the importance of developing geographic reasoning in the classroom.
Assunto: Geografia, Estudo e Ensino
Pedagogia
Lógica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131
URI: http://hdl.handle.net/1843/75858
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/29349
metadata.dc.relation.ispartof: Caderno de Geografia
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PROBLEMATIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA.pdfA.pdf226.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.