Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/75879
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação de pessoas jovens, adultas e idosas: da diferença colonial à interculturalidade crítica |
Autor(es): | Ana Luísa Zanon Alonso Carmem Lúcia Eiterer |
Resumo: | Este artigo nasce de um estudo realizado no âmbito de uma pesquisa de mestrado de natureza qualitativa. À luz de autores decoloniais como Mignolo (2005, 2007, 2020), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Quijano (2005) e Walsh (2007), busca-se fortalecer o diálogo entre o campo da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA ou EPJAI) no Brasil e o da produção de conhecimentos acerca da colonialidade do poder (do ser e do saber). O intuito é refletir sobre como a diferença colonial se delineia na EJA. Debate-se sobre os pensamentos fronteiriços insurgentes que emergem do encontro entre culturas e saberes escolares e não-escolares das pessoas adultas e idosas nessa modalidade da educação básica. A partir disso, pensa-se um possível caminho para a decolonialidade da educação escolar e, mais especificamente, da EJA. |
Abstract: | This article stems from a study realized within a master 's research of qualitative nature. In light of decolonial authors such as Mignolo (2005, 2007, 2020); Castro-Gómez e Grosfoguel (2007); Maldonado-Torres (2007); Quijano (2005) e Walsh (2007), we aim at strengthening the dialogue between the field of Education of young, adult and elderly people (abbreviated as EJA or EPJAI in Brazilian Portuguese) in Brazil and the field of production of knowledge about coloniality of power (of being and of knowing), with the objective of reflecting on how the colonial difference is delineated in EJA. From a debate about insurgent border thoughts that emerge from the encounter between cultures and school-related and non-school-related knowledge of the adults and the elderly people attending basic education, we thought of a possible path for decoloniality of school education and, more specifically, of EJA. |
Assunto: | Educação de jovens e adultos Educação -- Idosos Interculturalidade Decolonialidade na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.2187 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/75879 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | http://curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2187-alonso-eiterer.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Currículo sem Fronteiras |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação de pessoas jovens, adultas e idosas.pdf | 239.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.