Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75879
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação de pessoas jovens, adultas e idosas: da diferença colonial à interculturalidade crítica
Autor(es): Ana Luísa Zanon Alonso
Carmem Lúcia Eiterer
Resumo: Este artigo nasce de um estudo realizado no âmbito de uma pesquisa de mestrado de natureza qualitativa. À luz de autores decoloniais como Mignolo (2005, 2007, 2020), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Quijano (2005) e Walsh (2007), busca-se fortalecer o diálogo entre o campo da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA ou EPJAI) no Brasil e o da produção de conhecimentos acerca da colonialidade do poder (do ser e do saber). O intuito é refletir sobre como a diferença colonial se delineia na EJA. Debate-se sobre os pensamentos fronteiriços insurgentes que emergem do encontro entre culturas e saberes escolares e não-escolares das pessoas adultas e idosas nessa modalidade da educação básica. A partir disso, pensa-se um possível caminho para a decolonialidade da educação escolar e, mais especificamente, da EJA.
Abstract: This article stems from a study realized within a master 's research of qualitative nature. In light of decolonial authors such as Mignolo (2005, 2007, 2020); Castro-Gómez e Grosfoguel (2007); Maldonado-Torres (2007); Quijano (2005) e Walsh (2007), we aim at strengthening the dialogue between the field of Education of young, adult and elderly people (abbreviated as EJA or EPJAI in Brazilian Portuguese) in Brazil and the field of production of knowledge about coloniality of power (of being and of knowing), with the objective of reflecting on how the colonial difference is delineated in EJA. From a debate about insurgent border thoughts that emerge from the encounter between cultures and school-related and non-school-related knowledge of the adults and the elderly people attending basic education, we thought of a possible path for decoloniality of school education and, more specifically, of EJA.
Assunto: Educação de jovens e adultos
Educação -- Idosos
Interculturalidade
Decolonialidade na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.2187
URI: http://hdl.handle.net/1843/75879
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: http://curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2187-alonso-eiterer.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem Fronteiras
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de pessoas jovens, adultas e idosas.pdf239.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.