Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/75879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Luísa Zanon Alonso | pt_BR |
dc.creator | Carmem Lúcia Eiterer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T17:38:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T17:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.volume | 22 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 15 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.2187 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/75879 | - |
dc.description.abstract | This article stems from a study realized within a master 's research of qualitative nature. In light of decolonial authors such as Mignolo (2005, 2007, 2020); Castro-Gómez e Grosfoguel (2007); Maldonado-Torres (2007); Quijano (2005) e Walsh (2007), we aim at strengthening the dialogue between the field of Education of young, adult and elderly people (abbreviated as EJA or EPJAI in Brazilian Portuguese) in Brazil and the field of production of knowledge about coloniality of power (of being and of knowing), with the objective of reflecting on how the colonial difference is delineated in EJA. From a debate about insurgent border thoughts that emerge from the encounter between cultures and school-related and non-school-related knowledge of the adults and the elderly people attending basic education, we thought of a possible path for decoloniality of school education and, more specifically, of EJA. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo nasce de um estudo realizado no âmbito de uma pesquisa de mestrado de natureza qualitativa. À luz de autores decoloniais como Mignolo (2005, 2007, 2020), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Quijano (2005) e Walsh (2007), busca-se fortalecer o diálogo entre o campo da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA ou EPJAI) no Brasil e o da produção de conhecimentos acerca da colonialidade do poder (do ser e do saber). O intuito é refletir sobre como a diferença colonial se delineia na EJA. Debate-se sobre os pensamentos fronteiriços insurgentes que emergem do encontro entre culturas e saberes escolares e não-escolares das pessoas adultas e idosas nessa modalidade da educação básica. A partir disso, pensa-se um possível caminho para a decolonialidade da educação escolar e, mais especificamente, da EJA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem Fronteiras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de pessoas jovens, adultas e idosas | pt_BR |
dc.subject | Diferença colonial | pt_BR |
dc.subject | Pensamento fronteiriço | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação -- Idosos | pt_BR |
dc.subject.other | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.other | Decolonialidade na educação | pt_BR |
dc.title | Educação de pessoas jovens, adultas e idosas: da diferença colonial à interculturalidade crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2187-alonso-eiterer.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2575-2228 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6978-155X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação de pessoas jovens, adultas e idosas.pdf | 239.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.