Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75885
Type: Tese
Title: Bacharelado de gestão territorial indígena: aprendendo com os Ye'kwana entre práticas, diferenças e acordos no Insikiran (UFRR)
Authors: Daniel Bampi Rosar
First Advisor: Ana Maria Rabelo Gomes
First Referee: Pedro Rocha de Almeida e Castro
Second Referee: Alessandro Roberto de Oliveira
Third Referee: Pablo de Castro Albernaz
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Roberto Maia Figueiredo
Abstract: Com a demarcação das terras indígenas, surge a necessidade de buscar um bem-viver para os povos que terão elas como seu território. Esse momento pós-demarcatório apresenta junto os desafios do mundo atual, das mudanças e de um espaço delimitado. A gestão territorial indígena emergiu desse contexto, propondo algumas soluções e aglutinando uma diversidade de agentes que formam campos de praticantes. Entender como instituições de ensino participam desse campo, especificamente na formação de indígenas, torna-se relevante, pois ao mesmo tempo a educação escolar tem ganhado força entre eles. Nesta tese, trato da experiência no trabalho com formação indígena desde 2010, centrado em dois casos. O primeiro é o bacharelado em Gestão Territorial Indígena, oferecido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima. Foi o primeiro curso de bacharelado específico para indígenas, com turmas ingressando anualmente desde março de 2010, e é onde trabalho como docente desde seu início. O outro é a discussão com o povo Ye’kwana que vive no Brasil, dentro da terra indígena Yanomami, de uma proposta de escola de nível médio-técnico direcionada pelas necessidades territoriais. O acúmulo com essas experiências traz elementos que procurei discutir neste texto, propondo uma análise baseada nas práticas, alteridades e acordos pragmáticos.
Subject: Educação
Índios Ye'kwana - Educação
Territorialidade humana
Escolas indígenas
Indígenas - Ensino superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75885
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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