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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Licenciatura em educação do campo e a garantia do direito à educação: contribuições de pesquisas sobre a atuação de seus egressos
Título(s) alternativo(s): Degree in rural education and the guarantee of the right to education: research contributions on the performance of its graduates
Autor(es): Mônica Castagna Molina
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Maria de Fátima Almeida Martins
Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
Resumen: O artigo apresenta resultados de pesquisas sobre a atuação de egressos(as) dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de instituições federais das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, objetivando demonstrar a importância dos cursos em defesa da garantia do direito à Educação para os sujeitos camponeses. Adotou-se a metodologia de análise documental de teses e dissertações sobre os egressos das LEdoCs, de artigos publicados que tratam dessa temática, além dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados. Os resultados evidenciam a importância da Licenciatura em Educação do Campo nos territórios em foco, ao ampliar o acesso à Educação Superior com uma significativa oferta de vagas direcionadas aos sujeitos camponeses, bem como a importância desses cursos de formação no processo de produção de conhecimento.
Abstract: The article presents research results on the performance of graduates of the Degree in Rural Education from federal institutions in the North, Midwest, and Southeast regions of Brazil, aiming to demonstrate the importance of the courses in defense of Education for the peasants. The methodology of documental analysis of theses and dissertations on the graduates of the LEdoCs, of published articles that deal with this them and of the Pedagogical Political Projects of the courses, was adopted. The results show the importance of the Degree in Rural Education in the territories in focus, by expanding access to Higher Education with a significant offer of vacancies aimed at peasant, as well as the importance of these forming courses in the process of knowledge production.
Asunto: Professores -- Formação
Educação rural
Direito à educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72097
URI: http://hdl.handle.net/1843/75918
Fecha del documento: 31-ago-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72097
metadata.dc.relation.ispartof: Inter-Ação
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