Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75919
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de um modelo de gerência de pavimentos urbanos para cidades de grande porte
Autor(es): Maurício Cangussú Magalhães
Primeiro Orientador: José Elievam Bessa Júnior
Primeiro Coorientador: Ronderson Queiroz Hilário
Primeiro membro da banca : Jesner Sereni Ildefonso
Segundo membro da banca: Fabio Zanchetta
Resumo: Diante do crescimento das cidades e o envelhecimento das redes viárias urbanas, a ausência ou deficiência da gerência dos pavimentos urbanos, comum aos municípios brasileiros, conduz a intervenções mal planejadas, acarretando cenários de precariedade dos pavimentos urbanos, comprometendo as condições de trafegabilidade e a dinâmica do município. Este trabalho foi realizado com o objetivo de propor um modelo de gerência de pavimentos urbanos para cidades de grande porte, através de uma análise exploratória da cidade de Belo Horizonte. De posse do histórico de intervenções de manutenção de pavimentos realizadas pela administração pública municipal, entre os anos de 2009 e 2021, a metodologia utilizada segue as etapas de caracterização da malha viária municipal, como também das ações de manutenção praticadas, permitindo uma análise acerca das etapas de diagnóstico, planejamento e operacionalização da manutenção. Como resultados, tem-se a definição do ciclo de vida útil dos pavimentos, de acordo com a avaliação funcional e a respectiva classificação viária, bem como as diretrizes de estratégias de manutenção e reabilitação para cada estágio de deterioração ao longo do tempo, com ações de natureza preventiva e corretiva de maior desempenho, possibilitando a otimização dos recursos. Através da análise de cenários futuros, considerando o modelo de manutenção de pavimentos urbanos proposto, concluiu-se que ele pode auxiliar o administrador público na tomada de decisões, possibilitando uma previsibilidade orçamentária para manter ou alcançar níveis de serviço desejados para a malha viária, com economia para o município e ganhos de desempenho. Este modelo também pode servir como um exemplo para outras cidades que enfrentam desafios semelhantes na manutenção de suas redes viárias.
Abstract: Given the growth of cities and the aging of urban road networks, the absence or deficiency of urban pavement management, common to Brazilian municipalities, leads to poorly planned interventions, leading to precarious scenarios of urban pavements, compromising traffic conditions and dynamics of the municipality. This work aimed to propose a management model for urban pavements in large cities through an exploratory analysis of the city of Belo Horizonte. Using the history of pavement maintenance interventions conducted by the municipal public administration between 2009 and 2021, the methodology follows the steps of characterizing the municipal road network and the maintenance actions practiced, allowing for a comprehensive analysis of the diagnosis, planning, and operationalization stages of maintenance. The results include defining the life cycle of pavements based on their functional evaluation and respective road classification, as well as guidelines for maintenance and rehabilitation strategies for each stage of deterioration over time. These strategies include preventive and corrective actions with higher performance, enabling resource optimization. By analyzing future scenarios considering the proposed urban pavement maintenance model, it was concluded that it can assist public administrators in decision-making, providing budget predictability to maintain or achieve desired service levels for the road network, with savings for the municipality and performance gains. This model can also serve as an example for other cities facing similar challenges in maintaining their road networks.
Assunto: Transportes
Gerência
Pavimentos de asfalto
Pavimentos - Desempenho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75919
Data do documento: 7-Mar-2024
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