Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75925
Tipo: Tese
Título: Contribuições do treinamento de habilidades psicológicas para a performance musical no contexto do ensino superior em música
Autor(es): Aline Parreiras Gonçalves
primer Tutor: Fernando de Oliveira Rocha
primer Co-tutor: Franco Noce
primer miembro del tribunal : Bárbara Guimarães Penido
Segundo miembro del tribunal: Marcelo Parizzi Marques Fonseca
Tercer miembro del tribunal: Marta Cardoso Castello Branco Garzon
Cuarto miembro del tribunal: Renato Tocantins Sampaio
Quinto miembro del tribunal: Fernanda Torchia Zanon
Resumen: Na performance humana de alto nível, o aspecto psicológico possui um papel determinante e desperta interesse investigativo. É nesse âmbito que a Psicologia do Esporte – área que se ocupa do preparo psicológico de atletas – se estabeleceu enquanto área de conhecimento. Através de programas de Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP), profissionais da Psicologia do Esporte, propõem protocolos de intervenção com o intuito de modificar comportamentos e otimizar o rendimento de atletas. Por identificar similaridades entre as práticas de desempenho de atletas e músicos, o presente estudo investigou as implicações e os efeitos de um programa de THP adaptado para estudantes de música do ensino superior a partir do desenho metodológico Pesquisa-Ação. Essa metodologia opera por meio de um ciclo contínuo no qual se aprimora a prática por meio da alternância entre intervenção, ação e reflexão sistemática sobre o processo. As estratégias que compuseram o programa de THP utilizado foram adaptadas considerando a natureza da prática musical, bem como as características individuais dos participantes, com o objetivo de facilitar a performance e proporcionar suporte ao desenvolvimento de suas habilidades psicológicas. Dentre as estratégias compreendidas, destacam-se a Atenção Plena, o Estabelecimento de Metas, a Autofala, a Prática Mental e a Rotina Psicológica. As análises indicaram que o processo interventivo se mostrou particularmente facilitador da concentração, da motivação e do planejamento estratégico e permitiu a compreensão das implicações e impactos não apenas para a prática musical, como também o bem-estar emocional. Ressaltou ainda o papel dos professores de instrumento e canto em facilitar a assimilação e a transferibilidade dessas habilidades.
Abstract: In high-level human performance, the psychological aspect plays a crucial role and has garnered significant investigative interest. It is within this context that Sport Psychology – a field concerned with the psychological preparation of athletes – has established itself as a distinct area of knowledge. Through Psychological Skills Training (PST) programs, Sport Psychology professionals propose intervention protocols aimed at modifying behaviors and optimizing athletes' performance. Recognizing the similarities between the performance practices of athletes and musicians, the present study investigated the implications and effects of a PST program adapted for higher education music students using the Action Research methodological framework. This methodology operates through a continuous cycle that enhances practice by alternating between intervention, action, and systematic reflection on the process. The strategies that comprised the PST program were adapted to the nature of musical practice and the individual characteristics of the participants, with the aim of facilitating performance and supporting the development of their psychological skills. Among the strategies included were Mindfulness, Goal Setting, Self-talk, Mental Practice, and Psychological Routine. The analyses indicated that the intervention process was particularly effective in enhancing concentration, motivation, and strategic planning, and provided insights into the implications and impacts not only on musical practice but also on emotional well-being. It also highlighted the role of instrument and vocal teachers in facilitating the assimilation and transferability of these skills.
Asunto: Performance musical
Música - Aspectos psicológicos
Esportes - Aspectos psicológicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75925
Fecha del documento: 15-dic-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Versão FInal de Tese versão PDF:A.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons