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dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Franco Nocept_BR
dc.contributor.referee1Bárbara Guimarães Penidopt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Parizzi Marques Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee3Marta Cardoso Castello Branco Garzonpt_BR
dc.contributor.referee4Renato Tocantins Sampaiopt_BR
dc.contributor.referee5Fernanda Torchia Zanonpt_BR
dc.creatorAline Parreiras Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8106151974078799pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T23:29:00Z-
dc.date.available2024-09-03T23:29:00Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75925-
dc.description.abstractIn high-level human performance, the psychological aspect plays a crucial role and has garnered significant investigative interest. It is within this context that Sport Psychology – a field concerned with the psychological preparation of athletes – has established itself as a distinct area of knowledge. Through Psychological Skills Training (PST) programs, Sport Psychology professionals propose intervention protocols aimed at modifying behaviors and optimizing athletes' performance. Recognizing the similarities between the performance practices of athletes and musicians, the present study investigated the implications and effects of a PST program adapted for higher education music students using the Action Research methodological framework. This methodology operates through a continuous cycle that enhances practice by alternating between intervention, action, and systematic reflection on the process. The strategies that comprised the PST program were adapted to the nature of musical practice and the individual characteristics of the participants, with the aim of facilitating performance and supporting the development of their psychological skills. Among the strategies included were Mindfulness, Goal Setting, Self-talk, Mental Practice, and Psychological Routine. The analyses indicated that the intervention process was particularly effective in enhancing concentration, motivation, and strategic planning, and provided insights into the implications and impacts not only on musical practice but also on emotional well-being. It also highlighted the role of instrument and vocal teachers in facilitating the assimilation and transferability of these skills.pt_BR
dc.description.resumoNa performance humana de alto nível, o aspecto psicológico possui um papel determinante e desperta interesse investigativo. É nesse âmbito que a Psicologia do Esporte – área que se ocupa do preparo psicológico de atletas – se estabeleceu enquanto área de conhecimento. Através de programas de Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP), profissionais da Psicologia do Esporte, propõem protocolos de intervenção com o intuito de modificar comportamentos e otimizar o rendimento de atletas. Por identificar similaridades entre as práticas de desempenho de atletas e músicos, o presente estudo investigou as implicações e os efeitos de um programa de THP adaptado para estudantes de música do ensino superior a partir do desenho metodológico Pesquisa-Ação. Essa metodologia opera por meio de um ciclo contínuo no qual se aprimora a prática por meio da alternância entre intervenção, ação e reflexão sistemática sobre o processo. As estratégias que compuseram o programa de THP utilizado foram adaptadas considerando a natureza da prática musical, bem como as características individuais dos participantes, com o objetivo de facilitar a performance e proporcionar suporte ao desenvolvimento de suas habilidades psicológicas. Dentre as estratégias compreendidas, destacam-se a Atenção Plena, o Estabelecimento de Metas, a Autofala, a Prática Mental e a Rotina Psicológica. As análises indicaram que o processo interventivo se mostrou particularmente facilitador da concentração, da motivação e do planejamento estratégico e permitiu a compreensão das implicações e impactos não apenas para a prática musical, como também o bem-estar emocional. Ressaltou ainda o papel dos professores de instrumento e canto em facilitar a assimilação e a transferibilidade dessas habilidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTreinamento de Habilidades Psicológicaspt_BR
dc.subjectperformance musicalpt_BR
dc.subjectpsicologia da performancept_BR
dc.subjectpsicologia do esportept_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherEsportes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleContribuições do treinamento de habilidades psicológicas para a performance musical no contexto do ensino superior em músicapt_BR
dc.typeTesept_BR
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