Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76027
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação de jovens e adultos e interseccionalidade: mulheres negras e idosas, trabalhadoras e estudantes
Título(s) alternativo(s): Youth and adult educationan dinter sectionality: black and older women, workers and tudents
Autor(es): Ludimila Corrêa Bastos
Carmem Lúcia Eiterer
Resumen: O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento. A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras que dão suporte as análises são principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995).Discute-se a interseccionalidade como ferramenta analítica essencial para compreender as especificidades da educanda matriculada nesta modalidade de ensino. Considera-se especialmente os desafios colocados pela atuação no mundo do trabalho à partir de ocupações pouco especializadas como a de empregada doméstica. Constata-se que os atravessamentos sociais colocam estas sujeitas em situações de assimetrias de poder que se mostram obstáculos a sua frequência à escola.
Abstract: The text presents ananalysis of data produced with in the scope of doctoral research. The qualitative research is based on semi-structured interviews. The author swho supportt he analysis are mainly Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995). Intersectionality is discussed as anessential analytical tool tounder stand the specificities of the educanda enrolled in this teaching modality. It is especially considered the challenges posed by the performance in the world of work from low-skilled occupations such as that of domestic servant. It is verified that the social crossings place these subjects in situations of Power asymmetries that show themselves as obstacles to their school attendance.
Asunto: Educação de jovens e adultos
Interseccionalidade
Trabalho e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13510
URI: http://hdl.handle.net/1843/76027
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13510
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Diversidade e Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Educação de jovens e adultos e interseccionalidade.pdf225 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.