Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76041
Tipo: Artigo de Periódico
Título: “Eu fiquei horrorizada...”: mudanças na atividade de trabalho de professoras que ensinam matemática frente à realidade local do trabalho infantil
Título(s) alternativo(s): “I was terrified...”: changes in Mathematics teachers’ work when faced with the local reality of child labor
Autor(es): Luciana Pereira de Sousa
Vanessa Sena Tomaz
Resumo: Este artigo analisa mudanças na Atividade de trabalho de professoras dos anos iniciais de uma escola na cidade de Palmas, estado do Tocantins, quando ensinam matemática em um projeto sobre trabalho infantil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de observação participante de reuniões pedagógicas e de aulas, além de entrevistas. A análise, baseada na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, revelou tensões na Atividade quando as professoras redirecionaram suas ações no andamento do Projeto Escravo Nunca Mais, para conscientizar as crianças sobre o problema do trabalho infantil na região. No enfrentamento das tensões, percebem-se mudanças na Atividade, sendo uma delas o uso de conteúdos de matemática, fazendo a mediação das ações das professoras. No âmbito do projeto, o foco do ensino de matemática muda, passando a conciliar dimensões socioculturais e políticas dos conteúdos com a preparação para as avaliações externas.
Abstract: This article analyzes changes in teachers' work in an elementary school in Palmas, Tocantins, Brazil, while using mathematics contents to develop a project on child labor. The research was developed through participant observation of lessons and pedagogical planning meetings, and interviews with teachers. The analysis, based on the Cultural-historical Activity Theory, highlighted the tensions in the Activity when teachers focused their actions on the development of the Project Escravo Nunca Mais (No longer a slave) to raise awareness of child labor in the region. We noticed changes in teachers' Activity, using mathematics contents as tools to mediate their actions, directed towards children’s awareness of child labor in the region. In the scope of the project, the focus on mathematics teaching changes as it accommodates the sociocultural and political dimensions with the teaching for external assessment.
Assunto: Matemática -- Estudo e ensino
Professores de ensino primario
Trabalho escravo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220041
URI: http://hdl.handle.net/1843/76041
Data do documento: 24-Out-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HQnVRPQLgPBPpjQx7pR8Tdt/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência & Educação
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