Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76180
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O torcer no futebol de mulheres em belo horizonte: um estudo exploratório a partir de torcedoras/es de atlético, américa e cruzeiro
Título(s) alternativo(s): Cheering in women's football in Belo Horizonte: an exploratory study about atlético, américa and cruzeiro supporter
Autor(es): Renata Alves Pinto Lemos
Marina de Mattos Dantas
Luiza Aguiar dos Anjos
Resumen: Embora haja um inegável crescimento esportivo, econômico e social do futebol jogado por mulheres na última década, ainda há poucas produções científicas dedicadas a compreender o universo das torcidas nesse meio. Tendo isso em vista, este estudo exploratório, realizado em 2021, buscou conhecer torcedoras/es de times de futebol feminino de Belo Horizonte que participaram do Campeonato Brasileiro (Série A1 e A2 - 2020), bem como a forma como estes/as os acompanham e se relacionam com o futebol através das mídias e do consumo. Foi elaborado um formulário com perguntas sobre o acompanhamento das equipes e o consumo em torno do torcer. Jovens mulheres heterossexuais, em parte brancas, em parte pretas e pardas, e que auferem renda individual acima de R$3.300 ou entre R$1.000 e 3.000 compuseram a maior parte das/dos participantes da pesquisa. Em relação às mídias digitais, os principais meios para acompanhar os times na atualidade são as redes sociais na internet, que oferecem uma maior possibilidade de acesso à informação sobre os times mineiros.
Abstract: Although there has been an undeniable sporting, economic and social growth in football played by women in the last decade, there are still few scientific productions dedicated to understanding the universe of fans in this area. With this in mind, this exploratory study, carried out in 2021, sought to know fans of women's football teams from Belo Horizonte who participated in the Brazilian Championship (Series A1 and A2 - 2020), as well as how they accompany them and relate to football through media and consumption. A form was created with questions about the monitoring of teams and consumption around cheering. Young heterosexual women, partly white, partly black and mixed, and who earn an individual income above R$3,300 or between R$1,000 and 3,000 made up the majority of research participants. In relation to digital media, the main means to follow the teams nowadays are the social networks on the internet, which offer a greater possibility of accessing information about the teams from Minas Gerais.
Asunto: Futebol para mulheres
Futebol -- Torcedores -- Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2526-4494.2022.36794
URI: http://hdl.handle.net/1843/76180
Fecha del documento: 11-oct-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/36794
metadata.dc.relation.ispartof: FuLiA/UFMG
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O torcer no futebol de mulheres em Belo Horizonte.pdf292.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.