Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76257
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fragilidades formativas e o adoecimento de monitore/as da educação especialecial
Autor(es): Aline Cristina de Souza
Gislaine de Fátima Ferreira Leite
Resumo: O presente estudo teve por objetivo discutir o adoecimento de monitores/as de Educação Especial que atuam em um Programa Imersão Docente (PID) que pertence ao quadro formativo de licenciandos/as de uma universidade pública, junto a um Colégio de Aplicação (CaP). A partir de um estudo exploratório, descritivo e analítico realizado junto a 30 licenciandos/as de diferentes áreas de uma Universidade Federal, propôs-se uma pesquisa dividida em três partes: 1) roda de conversa sobre saúde mental e adoecimento; 2) nuvem de palavras com a temática - saúde mental e, 3) palestra sobre saúde mental. Os resultados obtidos nos permitem compreender que a saúde mental ainda é um campo pouco explorado quando associado a monitores/as de educação especial. Alguns elementos permitiram compreender os caminhos que corroboram para o adoecimento, como: invisibilidade, fragilidade formativa e ausência de escuta ativa.
Assunto: Educação especial
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/76257
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/fragilidades-formativas-e-o-adoecimento-de-monitoresas-da-educacao-especial?lang=pt-br
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.