Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76361
Type: Artigo de Periódico
Title: Afinal, vale a pena divulgar emissões de carbono no Brasil?
Other Titles: After all, is it worth disclosing carbon emissions in Brazil?
Authors: Juliana Costa Ribeiro Prates
Alexandra Maria Rios Cabral
Bruna Camargos Avelino
Wagner Moura Lamounier
Abstract: Esta pesquisa busca investigar a relação entre a divulgação de emissão de carbono e o custo de capital de empresas brasileiras de capital aberto no perído de 2012 a 2017. Até o momento, no Brasil, não existem evidências empíricas para provar a relevância dessas informações voluntárias para o mercado de capitais, bem como os impactos que resultem em redução no custo de capital. Com o intuito de preencher essa lacuna sob a perspectiva da teoria de sinalização, realizou-se uma pesquisa com 27 empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3. Foram utilizadas duas medidas de divulgação voluntária: o disclosure dos inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e os questionários do Carbon Disclosure Project (CDP) capazes de influenciar o custo médio ponderado de capital das firmas (WACC). As hipóteses de pesquisa foram verificadas por meio de regressão múltipla com dados em painel. Os resultados encontrados contribuem para a literatura, fornecendo evidências dos benefícios da divulgação de informações sobre mudanças climáticas no custo de capital das firmas brasileiras. Identificou-se que empresas poluentes possuem menor custo de capital e, mesmo sob risco de reputação, prevalecem ainda as vantagens da divulgação. Além disso, os achados fornecem subsídios às políticas regulatórias sobre evidenciação, gerenciamento e emissão de carbono das empresas brasileiras.
Abstract: This research seeks to investigate the relationship between carbon emission disclosure and the cost of capital of Brazilian publicly traded companies in the period from 2012 to 2017. So far, in Brazil, there is no empirical evidence to prove the relevance of such voluntary disclosure for the capital market, as well as the impacts that result in a reduction in the cost of capital. This research aims to fill this gap from the perspective of the signaling theory. The analysis was conducted with 27 publicly traded Brazilian companies listed on B3. Two voluntary disclosure measures were used: the disclosure of GHG emissions inventories and the Carbon Disclosure Project (CDP) questionnaires capable of influencing the firms' weighted average cost of capital (WACC). The research hypotheses were verified by means of multiple regression with panel data. The results found contribute to the literature by providing evidence of the benefits of disclosing information about climate change on the cost of capital of Brazilian firms. It was identified that polluting companies have a lower cost of capital and, even under reputational risk, the advantages of disclosure still prevail. Moreover, they provide subsidies to regulatory policies on disclosure, management and carbon emissions of Brazilian companies
Subject: Mercado de capitais
Efeito estufa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.4025/enfoque.v42i1.58220
URI: http://hdl.handle.net/1843/76361
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/58220/751375155494
metadata.dc.relation.ispartof: Enfoque: Reflexão Contábil
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
afinal vale a pena divulgar emissões de carbono no Brasil.pdf629.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.