Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76368
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aline Magalhães Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9910639848117178 | pt_BR |
dc.creator | Lucilene Diolina dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T13:46:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T13:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/76368 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um relato de experiência de um trabalho realizado com estudantes de catorze a dezesseis anos de idade, em oficinas de fotografias, escritas, pinturas e desenhos. Essas atividades pedagógicas tiveram como meta trabalhar a identidade e diversidade na formação humana, possibilitando ao estudante a descoberta de si mesmo e do outro. O objetivo geral é mostrar como a abordagem de Stuart Hall sobre o processo de construção da identidade e cultura pode expandir o potencial reflexivo de atividades pedagógicas voltadas para a exploração da subjetividade. Os objetivos específicos são discorrer sobre a língua e a imagem na construção da identidade e cultura do sujeito e apresentar e analisar uma proposta aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia usa a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, sendo a primeira fundamentada por teóricos como Barbosa (1998, 2010), Dewey (1997), Hall (2003 e 2006), Bagno (2008), Manguel (2009), e a segunda consta de um relato de experiência referente a um trabalho sobre identidade e cultura realizado na sala de aula com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A arte imagética como experiência do ser. Como eu seria se eu fosse o outro: identidade e cultura | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A ARTE COMO EXPERIENCIA DO SER com ata[1] formatado.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License