Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178pt_BR
dc.creatorLucilene Diolina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-12T13:46:18Z-
dc.date.available2024-09-12T13:46:18Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76368-
dc.description.resumoEste artigo apresenta um relato de experiência de um trabalho realizado com estudantes de catorze a dezesseis anos de idade, em oficinas de fotografias, escritas, pinturas e desenhos. Essas atividades pedagógicas tiveram como meta trabalhar a identidade e diversidade na formação humana, possibilitando ao estudante a descoberta de si mesmo e do outro. O objetivo geral é mostrar como a abordagem de Stuart Hall sobre o processo de construção da identidade e cultura pode expandir o potencial reflexivo de atividades pedagógicas voltadas para a exploração da subjetividade. Os objetivos específicos são discorrer sobre a língua e a imagem na construção da identidade e cultura do sujeito e apresentar e analisar uma proposta aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia usa a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, sendo a primeira fundamentada por teóricos como Barbosa (1998, 2010), Dewey (1997), Hall (2003 e 2006), Bagno (2008), Manguel (2009), e a segunda consta de um relato de experiência referente a um trabalho sobre identidade e cultura realizado na sala de aula com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA arte imagética como experiência do ser. Como eu seria se eu fosse o outro: identidade e culturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ARTE COMO EXPERIENCIA DO SER com ata[1] formatado.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons