Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76379
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Praticando a escrita em texto dissertativo-argumentativo: um plano de curso para o Ensino Médio |
Authors: | Ana Flávia Lourenço Santos |
First Advisor: | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna |
First Referee: | Shirlei Maria Freitas de Mello |
Second Referee: | Letícia Lucinda Meirelles |
Abstract: | Este trabalho apresenta um plano de curso para o ensino de produção de textos dissertativo- argumentativos no Ensino Médio. O objetivo principal é fornecer um guia para que os professores desenvolvam em sala de aula, de maneira sistemática e estruturada, a competência escrita dos estudantes. O plano de curso é dividido em sete unidades, cada uma com foco em aspectos específicos da escrita argumentativa, desde a compreensão do gênero e da estrutura até as questões gramaticais e ortográficas. O curso visa desenvolver habilidades de escrita que são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional dos alunos. Para tanto, ele se inicia com uma introdução ao gênero dissertativo-argumentativo, orientando os alunos sobre o que é esse tipo de texto e por que é importante. Em seguida, o curso aborda a construção de argumentos sólidos, ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades de argumentação e persuasão. A coesão e a coerência textual também são enfatizadas, já que são elementos cruciais para a clareza do texto. Outras unidades abordam a pontuação textual, a concordância e regência (nominal e verbal), além de dúvidas frequentes de ortografia e o fenômeno da hipercorreção. A última unidade, "Escrever é reescrever", ressalta a importância da revisão e reescrita na produção de textos de qualidade. A proposta inclui uma variedade de atividades práticas, como análise de textos, exercícios de escrita, consultas a dicionários e discussões em grupo, cada unidade é complementada com exercícios que ajudam os alunos a aplicar os conceitos aprendidos. Espera-se que essas atividades proporcionem aos alunos uma compreensão sólida da produção de textos dissertativo-argumentativos, capacitando-os a expressar suas ideias de maneira clara e convincente, já que a capacidade de escrever de forma eficaz é uma habilidade valiosa em diversos contextos, desde exames acadêmicos até comunicações profissionais. |
Subject: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76379 |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRATICANDO A ESCRITA EM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.pdf | 880.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License