Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76410
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Belo Horizonte, uma cidade educadora(?): uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância |
Other Titles: | Belo Horizonte, an educational city(?): an analysis of actions and public policies on childhood |
Authors: | Luciano Silveira Coelho Túlio Campos Sheylazarth Presciliana Ribeiro Éder Fernando Souza Cruz |
Abstract: | Este trabalho buscou refletir sobre a presença do Município de Belo Horizonte, Brasil, na Associação Internacional das Cidades Educadoras. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão e uma análise documental com o intuito de identificar e analisar ações do Poder Público e da sociedade civil na promoção da inserção da criança nos espaços públicos da cidade. Verificou-se que as ações realizadas pelo Município, em especial o Programa Escola Integrada, trouxe avanços, mas ainda não garantiu uma efetiva apropriação dos espaços públicos na promoção de uma cidadania infantil. Dessa forma, conclui-se que Belo Horizonte se encontra em processo de constituição como cidade educadora, mas é preciso ir muito além do que está posto na direção de um compromisso com a ética pública. |
Abstract: | This work sought to reflect on the presence of the Municipality of Belo Horizonte, Brasil, in the International Association of Educating Cities. Therefore, a bibliographic review was made on the subject in question and a documentary analysis in order to identify and analyze actions by the government and civil society in promoting the insertion of children in public spaces in the city. It was found that the actions carried out by the Municipality, especially the Integrated School Program, brought advances, but it has not yet guaranteed an efective appropriation of public spaces in the promotion of children9s citizenship. Thus, we concluded that Belo Horizonte is in the process of being an educational city, but it is necessary to go far beyond what is set in the direction of a commitment to public ethics. |
Subject: | Espaços públicos Cidades e vilas Política pública |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76410 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://desidades.ufrj.br/featured_topic/belo-horizonte-uma-cidade-educadora-uma-analise-das-acoes-e-politicas-publicas-voltadas-para-a-infancia/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | DESIDADES |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Belo horizonte, uma cidade educadora_ uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância.pdf | 346.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.