Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucilene Rezende Anastáciopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036835514373252pt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Silvina Paganopt_BR
dc.contributor.referee2Camila Argenta Fantept_BR
dc.contributor.referee3Larissa Loures Mendespt_BR
dc.contributor.referee4Marlene Azevedo Magalhães Monteiropt_BR
dc.creatorSarah Morais Senna Pratespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5733462021645824pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T14:04:34Z-
dc.date.available2024-09-13T14:04:34Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76418-
dc.description.abstractA rotulagem de alimentos é, frequentemente, reportada como pouco utilizada e de difícil entendimento pelos consumidores. Com o objetivo de facilitar o entendimento da composição nutricional dos produtos alimentícios e favorecer escolhas alimentares mais saudáveis, a rotulagem nutricional frontal (RNF) foi proposta. A RNF consiste de sistemas de rotulagem nutricional que informam a composição nutricional de produtos alimentícios de forma simples e rápida. Os modelos de RNF de advertência, que utilizam símbolos que remetem a ideia de alerta para destacar produtos alimentícios com excesso de nutrientes prejudiciais, como açúcares, gordura saturada e sódio, vêm despontando como estratégia para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados enfrentar a atual pandemia de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Muitos países das Américas, como Chile; Uruguai, México e Argentina, já implementaram ou estão implementando sistemas de RNF, especialmente com o design de octógono preto. No Brasil, a RNF foi implementada a partir de outubro de 2022, com o modelo de lupa preta, com o descritor “alto em”, destacando produtos com excesso de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio. Além da RNF, outras informações nos rótulos comunicam sobre a composição nutricional dos produtos alimentícios, como as alegações nutricionais. Ao contrário da RNF, as alegações nutricionais destacam apenas atributos positivos da composição dos produtos, como “rico em fibras”, “baixo em sódio” e “zero açúcar”. A presença conjunta de alegações e advertências sobre nutrientes pode confundir os consumidores sobre a saudabilidade geral dos produtos. Por este motivo, diferente do Brasil, alguns países, como México e Argentina, proíbem a veiculação de alegações em produtos alimentícios que recebem RNF. Nesse sentido, este estudo avaliou a influência de alegações nutricionais e de diferentes modelos de RNF na compreensão das informações nutricionais, nas associações e percepções de saudabilidade e na intenção de compra de consumidores brasileiros. Tratou-se de estudo experimental, conduzido por meio de questionário on-line. Adultos brasileiros (n = 720) foram randomizados em quatro condições de RNF: controle, octógono, triângulo e lupa. Cada participante visualizou 12 rótulos de alimentos, que foram desenvolvidos seguindo o desenho fatorial (3*2*2): (i) categoria de alimento (barras de cereal, biscoitos integrais e snacks); (ii) tipo de produto (um nutriente crítico excessivo x dois nutrientes críticos excessivos) e (iii) alegações nutricionais (presente x ausente). A compreensão das informações nutricionais foi avaliada por meio da identificação correta dos nutrientes excessivos, a saudabilidade percebida e a intenção de compra foram avaliadas por escala de 7 pontos e as associações/percepções dos consumidores foram exploradas por meio de tarefa de associação de palavras. Os resultados indicaram que a RNF aumentou a compreensão das informações, reduziu a percepção de saudabilidade e a intenção de compra. Já as alegações nutricionais atuaram diminuindo a probabilidade de compreensão das informações nutricionais em 32% (odds ratio = 0,68, intervalo de confiança de 95% 0,58 a 0,78, p < 0,01) e aumentando significativamente (p < 0,05) a percepção de saudabilidade (odds ratio (intervalo de confiança de 95%)) de 1,95 (1,91-2,00) para 2,02 (1,98-2,06) e a intenção de compra (odds ratio (intervalo de confiança de 95%)) nas categorias de biscoitos, de 2,03 (1,98- 2,07) para 2,08 (2,03-2,12) e de snacks, de 1,88 (1,83-1,93) para 1,97 (1,92 – 2,02). Na tarefa de associação de palavras, a RNF aumentou as associações com nutrientes nocivos e associações negativas com a saúde e aumentou a probabilidade de os participantes darem respostas sobre a insalubridade dos produtos em 12%, 26% e 27% para a lupa, octógono e triângulo, respectivamente, em relação ao controle. As alegações tiveram efeito oposto, aumentando as associações com nutrientes benéficos e associações positivas com a saúde. Mas, elas não tiveram efeito significativo sobre a probabilidade de os participantes darem respostas sobre a salubridade ou insalubridade dos produtos. Os resultados comprovam a eficácia da RNF na compreensão e julgamento dos consumidores, uma vez que, no geral, a inclusão da RNF favoreceu os desfechos avaliados. Os modelos de RNF variaram em seu desempenho, a depender do desfecho, assim como da categoria de alimento e da quantidade de nutrientes em excesso. As alegações nutricionais tiveram efeito contrário e menos significativo do que a RNF. No entanto, a RNF não foi suficiente para anular o viés de positividade gerado pelas alegações.pt_BR
dc.description.resumoFood labeling is often reported as little used and difficult to understand by consumers. To facilitate the understanding of the nutritional composition of food products and promote healthier food choices, front-of-pack nutritional labeling (FoPNL) was proposed. FoPNL consists of nutritional labeling systems that quickly inform the nutritional composition of food products. Warning FoPNL models, which use symbols that refer to the idea of alert to highlight food products with an excess of harmful nutrients, such as sugars, saturated fat, and sodium, have been emerging as a strategy to reduce the consumption of ultra-processed foods to face the current pandemic of obesity and chronic non-communicable diseases. Many American countries, such as Chile, Uruguay, Mexico, and Argentina, have already implemented FoPNL systems, especially with the black octagon design. In Brazil, the FoPNL was implemented in October 2022, with the black magnifying glass model, with the descriptor “high in” highlighting products with excess added sugars, saturated fat, and sodium. In addition to the FoPNL, other label information communicates about the nutritional composition of food products, such as nutritional claims. Unlike FoPNL, nutritional claims only highlight positive attributes of the product's composition, such as “rich in fiber,” “low in sodium,” and “zero sugar.” The combined presence of nutrient claims and warnings can confuse consumers about the overall healthfulness of products. For this reason, unlike Brazil, some countries, such as Mexico and Argentina, prohibit the publication of claims on food products that contain FoPNL. In this sense, this study evaluated the influence of nutritional claims and different FoPNL models on the understanding of nutritional information, associations and perceptions of healthiness, and the purchase intention of Brazilian consumers. This was an experimental study conducted through an online questionnaire. Brazilian adults (n = 720) were randomized into four FoPNL conditions: control, octagon, triangle, and magnifying glass. Each participant viewed 12 food labels, which were developed following a factorial design (3*2*2): (i) food category (cereal bars, whole-grain cookies, and snacks); (ii) product type (one critical nutrient in excess x two critical nutrients in excess) and (iii) nutrition claims (present x absent). The understanding of nutritional information was assessed through the correct identification of excessive nutrients, perceived healthiness, and purchase intention were assessed using a 7-point scale, and consumer associations/perceptions of products were explored using a word association task. The results indicated that the FoPNL increased the understanding of information and reduced the perception of healthiness and purchase intention. The presence of claims acted by decreasing the probability of understanding nutritional information by 32% (odds ratio = 0.68, 95% confidence interval 0.58 to 0.78, p < 0.01) and significantly increasing it (p < 0 .05) the perception of healthiness (odds ratio (95% confidence interval)) from 1.95 (1.91-2.00) to 2.02 (1.98-2.06) and purchase intention (odds ratio (95% confidence interval)) in the categories of biscuits, from 2.03 (1.98-2.07) to 2.08 (2.03-2.12) and snacks, from 1.88 (1.83-1.93) to 1.97 (1.92-2.02). In the word association task, FoPNL increased associations with harmful nutrients and negative associations with health. It increased the likelihood that participants would give answers about unhealthy products by 12%, 26%, and 27% for the magnifying glass, octagon, and triangle, respectively, about the control. The claims had the opposite effect, increasing associations with beneficial nutrients and positive associations with health. But they had no significant effect on the likelihood that participants gave answers about the healthiness or unhealthiness of the products. The results prove the effectiveness of the FoPNL in the understanding and judgment of consumers since, in general, the inclusion of the FoPNL favored the evaluated outcomes. The FoPNL models varied in performance depending on the outcome, food category, and amount of excess nutrients. Nutritional claims had the opposite and less significant effect than FoPNL. However, the FoPNL was not enough to nullify the positivity bias generated by the claims.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFARMACIA - FACULDADE DE FARMACIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFood labellingpt_BR
dc.subjectNutrition policypt_BR
dc.subjectFOPpt_BR
dc.subjectWarning labelspt_BR
dc.subjectConsumer researchpt_BR
dc.subjectConsumers' perceptionspt_BR
dc.subjectHealth halopt_BR
dc.subjectPositivity biaspt_BR
dc.titleEffect of claims present on food products with front-of-pack nutrition labeling on Brazilian consumers’ understanding and purchase intention.pt_BR
dc.title.alternativeEfeito das alegações presentes em produtos alimentícios com rotulagem nutricional frontal na compreensão e intenção de compra de consumidores brasileiros.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2025-06-12-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3171-8483pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_versão final.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-06-12
13.95 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.