Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76589
Tipo: Tese
Título: Estudo da relação entre a dependência de jogos de internet e sintomas internalizantes durante a pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Study of the relationship between internet gaming addiction and internalizing symptoms during the COVID-19 pandemic
Autor(es): Hunayara Lorena Sousa Tavares
Primeiro Orientador: Debora Marques Miranda
Resumo: TAVARES, Hunayara Lorena Sousa. Study of the relationship between Internet gaming addiction and internalizing symptoms during the COVID-19 pandemic. Belo Horizonte, 2022. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2022. A pandemia da doença de Coronavírus (COVID-19) representa um dos eventos mais estressantes dos últimos tempos. O vírus da família coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV- 2, anteriormente 2019-nCoV) é a causa da doença de coronavírus 2019. Na tentativa de conter a disseminação do vírus, medidas de distanciamento e isolamento social foram adotadas gerando consequências sociais e econômicas. As crianças e os adolescentes foram expostos a estressores biopsicossociais gerados pela pandemia. Essa transformação de estilo de vida e a ameaça de infecção aumentou o número de sintomas internalizantes. A consequente interrupção das atividades e fechamento das escolas também trouxe fatores de risco comportamentais, como o uso problemático de dispositivos eletrônicos pelas crianças e adolescentes. Nesta tese, investigamos a associação entre dependência de jogos de Internet, tempo de tela e sintomas internalizantes em três momentos da pandemia de COVID-19. Os resultados do primeiro trabalho demonstram que a alta dependência de jogos de Internet está associada com altos sintomas internalizantes. Porém, o tempo de tela reduzido pode atenuar a relação entre dependência de jogos de Internet e sintomas internalizantes se a dependência de jogos de Internet for baixa. Já no segundo artigo, a pergunta de pesquisa diz respeito sobre como tempo de tela, dependência de jogos de Internet e sonolência excessiva se associam com os sintomas internalizantes. Em todos os três momentos avaliados, o alto tempo de tela leva à alta dependência de jogos de Internet, levando à sonolência excessiva e, por fim, levando a maiores sintomas internalizantes. Portanto, nesta tese abordamos aspectos que nos ajudam a avançar no entendimento da associação entre dependência de jogos de Internet, tempo de tela e sintomas internalizantes em crianças e adolescentes durante três momentos da pandemia de COVID-19.
Assunto: COVID-19
Estilo de Vida
Fatores de Risco
Internet
Isolamento Social
Jogos e Brinquedos
Sinais e Sintomas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76589
Data do documento: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.