Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Debora Marques Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199755730477708pt_BR
dc.creatorHunayara Lorena Sousa Tavarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224872592471678pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T11:09:38Z-
dc.date.available2024-09-18T11:09:38Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76589-
dc.description.resumoTAVARES, Hunayara Lorena Sousa. Study of the relationship between Internet gaming addiction and internalizing symptoms during the COVID-19 pandemic. Belo Horizonte, 2022. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2022. A pandemia da doença de Coronavírus (COVID-19) representa um dos eventos mais estressantes dos últimos tempos. O vírus da família coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV- 2, anteriormente 2019-nCoV) é a causa da doença de coronavírus 2019. Na tentativa de conter a disseminação do vírus, medidas de distanciamento e isolamento social foram adotadas gerando consequências sociais e econômicas. As crianças e os adolescentes foram expostos a estressores biopsicossociais gerados pela pandemia. Essa transformação de estilo de vida e a ameaça de infecção aumentou o número de sintomas internalizantes. A consequente interrupção das atividades e fechamento das escolas também trouxe fatores de risco comportamentais, como o uso problemático de dispositivos eletrônicos pelas crianças e adolescentes. Nesta tese, investigamos a associação entre dependência de jogos de Internet, tempo de tela e sintomas internalizantes em três momentos da pandemia de COVID-19. Os resultados do primeiro trabalho demonstram que a alta dependência de jogos de Internet está associada com altos sintomas internalizantes. Porém, o tempo de tela reduzido pode atenuar a relação entre dependência de jogos de Internet e sintomas internalizantes se a dependência de jogos de Internet for baixa. Já no segundo artigo, a pergunta de pesquisa diz respeito sobre como tempo de tela, dependência de jogos de Internet e sonolência excessiva se associam com os sintomas internalizantes. Em todos os três momentos avaliados, o alto tempo de tela leva à alta dependência de jogos de Internet, levando à sonolência excessiva e, por fim, levando a maiores sintomas internalizantes. Portanto, nesta tese abordamos aspectos que nos ajudam a avançar no entendimento da associação entre dependência de jogos de Internet, tempo de tela e sintomas internalizantes em crianças e adolescentes durante três momentos da pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectSinais e sintomaspt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherEstilo de Vidapt_BR
dc.subject.otherFatores de Riscopt_BR
dc.subject.otherInternetpt_BR
dc.subject.otherIsolamento Socialpt_BR
dc.subject.otherJogos e Brinquedospt_BR
dc.subject.otherSinais e Sintomaspt_BR
dc.titleEstudo da relação entre a dependência de jogos de internet e sintomas internalizantes durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeStudy of the relationship between internet gaming addiction and internalizing symptoms during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4792-8220pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.