Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76607
Type: Dissertação
Title: Efeito da carga cognitiva do pequeno jogo no desempenho tático em uma sessão de treino de jovens jogadores de futebol
Other Titles: Effect of the cognitive load of the small-sided games on tactical performance in a training session of youth soccer players
Authors: Pedro Henrique de Almeida Oliveira
First Advisor: Gibson Moreira Praça
First Referee: Guilherme Menezes Lage
Second Referee: Felipe Arruda Moura
Abstract: O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho na tomada de decisão do passe e na coordenação interpessoal In-phase de jogadores de futebol submetidos à pequenos jogos com manipulação da carga cognitiva após uma sessão de treino. A amostra foi composta por 24 atletas das categorias sub-13 e sub-14 (13,9 ± 0,9 anos; 166,5 ± 9,7 cm; 57,8 ± 9,1 kg, tier 2) do sexo masculino de dois clubes do estado de Minas Gerais. Os jogadores foram divididos em equipes de acordo com seu estatuto posicional e seu desempenho tático. O estudo foi dividido em três momentos: 1) Pré-teste - uma série de quatro minutos de PJ no formato Gr + 4 vs 4 + Gr; 2) Intervenção - três séries de seis minutos de PJ com os protocolos experimentais; 3) Pós-teste – estrutura igual ao Pré-teste. Foram realizados quatro protocolos, um controle e três experimentais com tarefas duplas de contagem dos passes, com progressão em relação à sua carga cognitiva: controle, T1, T2 e T3, com o protocolo T3 apresentando maior carga cognitiva que os demais, o T2 apresentando maior carga cognitiva que o T1 e o controle, e o T1 apresentando maior carga cognitiva que o controle. Como manipulation checks, foram analisados: 1) percepção de dificuldade da tarefa; 2) taxa de erro na contagem dos passes. A tomada de decisão do passe foi avaliada como desfecho primário do estudo. O outro desfecho primário compreende o percentual do tempo dispendido no padrão de coordenação interpessoal In-phase, registrado por dispositivos GPS de 10 Hz. Para as manipulation checks, foi realizada uma ANOVA two-way de medidas repetidas. Para tamanho do efeito, foram utilizados o ƞ2p e o d de Cohen. Foram utilizadas Equações de Estimativas Generalizadas para modelar as variáveis do estudo (variável dependente: desempenho no Pós-teste; covariável: desempenho no Pré-teste), seguido do post-hoc de Bonferroni. O coeficiente β foi utilizado como medida de tamanho do efeito. Em todas as análises, foi definido nível de significância p ≤ 0,05. Os resultados de tomada de decisão do passe mostraram uma queda do T1 para o T3 (p = 0,002; β = 14,43). Para coordenação interpessoal In-phase foi observada queda do controle para T3 na fase ofensiva (p = 0,011; β = 3,67) e aumento do T1 para o T3 na fase defensiva (p < 0,001; β = 2,99). Diante disso, conclui-se que PJ com maior carga cognitiva induziu queda no desempenho tático ofensivo após a sessão de treino. Além disso, PJ com maior carga cognitiva induziu melhora no desempenho tático defensivo após a sessão de treino.
Abstract: This study aims compare the passing decision-making performance and in-phase interpersonal coordination of soccer players subjected to small-sided games (SSG) with manipulated cognitive load after a training session. 24 male soccer players from the U-13 and U-14 categories (13.9 ± 0.9 years; 166.5 ± 9.7 cm; 57.8 ± 9.1 kg, tier 2) from two clubs in the state of Minas Gerais participated this study. Players were divided into teams based on their positional status and tactical performance. The study was divided into three phases: 1) Pre-test - a 4-min of 4-a-side SSG; 2) Intervention - three 6-min of 4-a-side SSG with the experimental protocols; 3) Post-test – similar to the Pre-test. Four protocols were performed: one control and three experiments protocols involving dual-tasks of counting passes, with progressive cognitive load: control, T1, T2, and T3, with T3 having the highest cognitive load, T2 higher than T1 and control, and T1 higher than control. Manipulation checks included: 1) perceived task difficulty; 2) error rate in pass counting. Passing decision-making was considered as the primary outcome of the study. The other primary outcome was the percentage of time spent in the In-phase interpersonal coordination pattern, recorded by 10 Hz GPS devices. For manipulation checks, a two-way repeated measures ANOVA was performed. ƞ2p and Cohen's d were used for effect size. Generalized Estimating Equations (GEE) were used to model the study variables (dependent variable: Post-test performance; covariate: Pre-test performance), followed by Bonferroni's post-hoc. The β coefficient was used as effect size. A significance level of p ≤ 0.05 was defined for all analyses. The results showed a decrease in passing decision-making performance from T1 to T3 (p = 0.002; β = 14.43). For In-phase interpersonal coordination, a decrease from control to T3 in the offensive phase (p = 0.011; β = 3.67) and an increase from T1 to T3 in the defensive phase (p < 0.001; β = 2.99) were observed. Therefore, it is concluded that performing SSGs with higher cognitive load induces an decline in offensive tactical performance after the training session. Additionally, due to the decline in offensive tactical performance, there is an improvement in defensive tactical performance after SSGs with higher cognitive load.
Subject: Futebol
Futebol - Treinamento técnico
Jogadores de futebol
Processo decisório
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76607
Issue Date: 12-Aug-2024
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