Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76617
Tipo: Tese
Título: Utopia e distopia na animação O menino e o mundo: um estudo sobre metáforas visuais
Autor(es): Patricia Perez de Moraes Barbosa
Primeiro Orientador: Mauricio Silva Gino
Primeiro membro da banca : Mariana Ribeiro da Silva Tavares
Segundo membro da banca: Siane Paula de Araujo
Terceiro membro da banca: Ana Lúcia Menezes de Andrade
Quarto membro da banca: Simon Pedro Brethé
Resumo: A presente pesquisa constitui um estudo sobre a obra O Menino e o Mundo (2013), um filme de animação nacional, criado e dirigido pelo animador Alê Abreu. A análise desta obra foi conduzida à luz dos conceitos de utopia, originados na obra Utopia, de Thomas More (1516), e seu contraponto, a distopia, estabelecendo uma relação entre a animação brasileira com este universo temático. Por meio da análise das metáforas visuais criativas presentes na animação, conforme conceito proposto por Lakoff e Johnson (1980) e com uma avaliação dos aspectos perceptivos, conseguimos compreender o que faz de O Menino e o Mundo uma obra distópica. Inicialmente, estabelecemos uma conexão entre o objeto de estudo e o contexto histórico da animação brasileira, além de realizar uma análise comparativa com outras obras similares. Nosso objetivo é destacar tanto os aspectos temáticos quanto os estéticos, situando-os dentro da relevância desta obra para o reconhecimento mundial da animação brasileira. Seguimos na pesquisa em uma contextualização do significado de utopia e distopia, como o segundo conceito pode nascer das utopias e de que modo as extrapolações destes temas nos auxiliam a avaliar nosso próprio tempo e vivências. Desta forma, dividimos a análise da animação em três partes, a primeira é o Mundo — Análise das relações Amplas — o personagem Mundo é analisado a partir das metáforas visuais apresentadas e seus sistemas metafóricos, as questões filosóficas e narrativas que são inerentes às interpretações presentes na animação. Assim como a distopia representada nas figuras de retórica e as associações com a nossa realidade (ou não real) cultural, social e política. A segunda parte é denominada o Menino — Análise das relações complexas — onde estudamos as metáforas utilizadas nas formas de demonstrar as emoções, sentimentos e dados que são abstratos para nosso entendimento de que, sem o uso das metáforas, dificultaria sua interpretação. A terceira parte são as Poéticas Visuais, as quais envolvem a obra como um todo, onde analisamos a plasticidade e a materialidade através das leis da percepção visual.
Abstract: This research is a case study of O Menino e o Mundo (2013), a Brazilian animated film created and directed by animator Alê Abreu. The analysis of this work was conducted in the light of the concepts of utopia, originated in Thomas More's Utopia (1516), and its counterpoint, dystopia, establishing a relationship between Brazilian animation and this thematic universe. By analyzing the creative visual metaphors present in the animation, according to the concept proposed by Lakoff and Johnson (1980), and evaluating the perceptual aspects, we were able to understand what makes O Menino e o Mundo a dystopian work. Initially, we established a connection between the object of study and the historical context of Brazilian animation, as well as carrying out a comparative analysis with other similar works. Our aim is to highlight both the thematic and aesthetic aspects, situating them within the relevance of this work for the worldwide recognition of Brazilian animation. We continue our research by contextualizing the meaning of utopia and dystopia, how the second concept can arise from utopias and how the extrapolations of these themes help us to evaluate our own time and experiences. In this way, we have divided the analysis of the animation into three parts, the first being the World - Analysis of Broad Relationships - the character World is analyzed based on the visual metaphors presented and their metaphorical systems, the philosophical and narrative issues that are inherent to the interpretations present in the animation. As well as the dystopia represented in the rhetorical figures and the associations with our (or not real) cultural, social and political reality. The second part is called the Boy - Analysis of complex relationships - where we study the metaphors used in the ways of demonstrating emotions, feelings and data that are abstract to our understanding and that, without the use of metaphors, would make their interpretation difficult. The third part is Visual Poetics, which involves the work as a whole, where we analyze plasticity and materiality through the laws of visual perception.
Assunto: Animação (Cinematografia)
Animação (Cinematografia) brasileira - História e crítica
Percepção visual
Crítica cinematográfica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76617
Data do documento: 29-Mai-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TesePatriciaPerez-FINAL.pdf4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons