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dc.contributor.advisor1Mauricio Silva Ginopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879961697242165pt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Ribeiro da Silva Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Siane Paula de Araujopt_BR
dc.contributor.referee3Ana Lúcia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee4Simon Pedro Brethépt_BR
dc.creatorPatricia Perez de Moraes Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498880591306588pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T14:40:45Z-
dc.date.available2024-09-18T14:40:45Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76617-
dc.description.abstractThis research is a case study of O Menino e o Mundo (2013), a Brazilian animated film created and directed by animator Alê Abreu. The analysis of this work was conducted in the light of the concepts of utopia, originated in Thomas More's Utopia (1516), and its counterpoint, dystopia, establishing a relationship between Brazilian animation and this thematic universe. By analyzing the creative visual metaphors present in the animation, according to the concept proposed by Lakoff and Johnson (1980), and evaluating the perceptual aspects, we were able to understand what makes O Menino e o Mundo a dystopian work. Initially, we established a connection between the object of study and the historical context of Brazilian animation, as well as carrying out a comparative analysis with other similar works. Our aim is to highlight both the thematic and aesthetic aspects, situating them within the relevance of this work for the worldwide recognition of Brazilian animation. We continue our research by contextualizing the meaning of utopia and dystopia, how the second concept can arise from utopias and how the extrapolations of these themes help us to evaluate our own time and experiences. In this way, we have divided the analysis of the animation into three parts, the first being the World - Analysis of Broad Relationships - the character World is analyzed based on the visual metaphors presented and their metaphorical systems, the philosophical and narrative issues that are inherent to the interpretations present in the animation. As well as the dystopia represented in the rhetorical figures and the associations with our (or not real) cultural, social and political reality. The second part is called the Boy - Analysis of complex relationships - where we study the metaphors used in the ways of demonstrating emotions, feelings and data that are abstract to our understanding and that, without the use of metaphors, would make their interpretation difficult. The third part is Visual Poetics, which involves the work as a whole, where we analyze plasticity and materiality through the laws of visual perception.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa constitui um estudo sobre a obra O Menino e o Mundo (2013), um filme de animação nacional, criado e dirigido pelo animador Alê Abreu. A análise desta obra foi conduzida à luz dos conceitos de utopia, originados na obra Utopia, de Thomas More (1516), e seu contraponto, a distopia, estabelecendo uma relação entre a animação brasileira com este universo temático. Por meio da análise das metáforas visuais criativas presentes na animação, conforme conceito proposto por Lakoff e Johnson (1980) e com uma avaliação dos aspectos perceptivos, conseguimos compreender o que faz de O Menino e o Mundo uma obra distópica. Inicialmente, estabelecemos uma conexão entre o objeto de estudo e o contexto histórico da animação brasileira, além de realizar uma análise comparativa com outras obras similares. Nosso objetivo é destacar tanto os aspectos temáticos quanto os estéticos, situando-os dentro da relevância desta obra para o reconhecimento mundial da animação brasileira. Seguimos na pesquisa em uma contextualização do significado de utopia e distopia, como o segundo conceito pode nascer das utopias e de que modo as extrapolações destes temas nos auxiliam a avaliar nosso próprio tempo e vivências. Desta forma, dividimos a análise da animação em três partes, a primeira é o Mundo — Análise das relações Amplas — o personagem Mundo é analisado a partir das metáforas visuais apresentadas e seus sistemas metafóricos, as questões filosóficas e narrativas que são inerentes às interpretações presentes na animação. Assim como a distopia representada nas figuras de retórica e as associações com a nossa realidade (ou não real) cultural, social e política. A segunda parte é denominada o Menino — Análise das relações complexas — onde estudamos as metáforas utilizadas nas formas de demonstrar as emoções, sentimentos e dados que são abstratos para nosso entendimento de que, sem o uso das metáforas, dificultaria sua interpretação. A terceira parte são as Poéticas Visuais, as quais envolvem a obra como um todo, onde analisamos a plasticidade e a materialidade através das leis da percepção visual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subjectMetáfora visualpt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia) brasileira - História e críticapt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherCrítica cinematográficapt_BR
dc.titleUtopia e distopia na animação O menino e o mundo: um estudo sobre metáforas visuaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0880-4068pt_BR
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