Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76619
Type: Tese
Title: Políticas públicas e autonomia tecnológica: caminhos possíveis para a preservação audiovisual e para o acesso à filmografia superoitista nordestina
Other Titles: Public policies and technological autonomy: possible paths for audiovisual preservation and for the access to the Brazilian Northeastern Super 8mm filmography.
Authors: Moema Pascoini Barreto
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazário
First Referee: Débora Lúcia Vieira Butruce
Second Referee: Lila Silva Foster
Third Referee: Maria Beatriz Colucci
metadata.dc.contributor.referee4: Jussara Vitoria de Freitas do Espirito Santo
Abstract: Esta tese tem como objetivo promover uma análise acerca da estrutura preservacionista audiovisual na região Nordeste do Brasil, com o intuito de compreender se há uma carência de políticas públicas de Estado para o setor e como esse fato impactaria as instituições de salvaguarda audiovisual, e a consequente preservação desse patrimônio. Para tanto, propomos uma investigação que se utiliza da teoria dos campos, de Pierre Bordieu, e que é delineada através de três eixos: a dinâmica de atuação do Estado e dos agentes culturais; o ensino da preservação audiovisual nas instituições de ensino superior nordestinas e, por fim, o trabalho das instituições de salvaguarda audiovisual da região. A fim de aprofundar a discussão sobre as cinematecas do Nordeste, foi realizado um estudo de caso, que abarcou a Cinemateca de Pernambuco e a Cinemateca da Bahia, desenvolvido a partir da aplicação de um mesmo questionário em dois momentos distintos, com um intervalo temporal de cerca de dois anos, objetivando o acompanhamento da gestão destes espaços. Apresentamos ainda o relato de experiência do projeto Cinemaquina: memória em movimento, desenvolvido para promover autonomia tecnológica no acesso a filmes super-8 a partir da construção de uma máquina de digitalização de baixo custo, enquadrada nos termos da adaptação técnicosocial (AST). Através de uma parceria com a People’s Palace Project, instituição de pesquisa artística inglesa e com o Observatório Itaú Cultural, espaço de pesquisa dedicado à cultura, foram apresentados os dados preliminares referentes aos impactos gerados pela oficina Cinemaquina Aberta, parte integrante deste projeto. Por fim, as investigações conduzidas indicaram que, apesar de o Nordeste ser uma região carente de políticas públicas para o audiovisual, cada estado se encontra em um momento distinto de atuação em prol da preservação do seu patrimônio audiovisual. Também foi verificada a necessidade de uma maior participação das universidades e dos agentes culturais em defesa deste campo. Em relação às instituições de preservação audiovisual, o mapeamento realizado indicou que o número de instituições de salvaguarda não é suficiente para garantir a preservação audiovisual na região e que aquelas já existentes necessitam de uma reestruturação administrativa que só é possível ser conduzida através de políticas públicas de Estado direcionadas a esses equipamentos culturais. Em relação ao Cinemaquina, a pesquisa apontou a potencialidade do uso do projeto em ambientes de ensino, bem como o impacto positivo produzido nos participantes da oficina citada, tendo proporcionado aos mesmos – entre outras coisas – a percepção de que a preservação audiovisual é uma profissão a ser considerada e a confiança necessária para desenvolver atividades ligadas à área.
Abstract: This thesis aims to promote an analysis of the audiovisual preservation structure in the Northeast region of Brazil, with the intention of understanding if there is a lack of state public policies for the sector and how this fact would impact audiovisual safeguarding institutions and the consequent preservation of this heritage. To this end, we propose an investigation that utilizes Pierre Bordieu's theory of fields and is outlined through three axes: the dynamics of State and cultural agents' actions; the teaching of audiovisual preservation in Northeastern higher education institutions, and finally, the work of audiovisual safeguarding institutions in the region. In order to deepen the discussion about the Northeastern cinemateques, a case study was conducted, which encompassed the Cinemateca de Pernambuco and the Cinemateca da Bahia. This study was carried out through the application of the same questionnaire at two different times, with a temporal interval of about two years, aiming to monitor the management of these spaces. We also present the experience report of the project Cinemaquina: memoria em movimento, developed to promote technological autonomy in accessing super-8 films through the construction of a low-cost digitization machine, framed within the terms of technical and social adaptation (AST). Through a partnership with the People's Palace Project, a British artistic research institution, and with the Observatório Itaú Cultural, a research space dedicated to culture, preliminary data regarding the impacts generated by the Cinemaquina Aberta workshop, an integral part of this project, were presented. Finally, the investigations conducted indicated that, although the Northeast is a region lacking public policies for audiovisuals, each state is at a different stage of action in favor of preserving its audiovisual heritage. It was also verified the need for greater participation of universities and cultural agents in defense of this field. Regarding audiovisual preservation institutions, the mapping carried out indicated that the number of safeguarding institutions is not sufficient to ensure audiovisual preservation in the region, and that those already existing need an administrative restructuring that can only be conducted through state public policies directed at these cultural facilities. Regarding Cinemaquina, the research pointed out the potential of using the project in educational environments, as well as the positive impact produced on the participants of the aforementioned workshop, providing them - among other things - with the perception that audiovisual preservation is a profession to be considered and the necessary confidence to develop activities related to the field.
Subject: Arquivos audiovisuais - Conservação
Preservação pela digitalização
Patrimônio cultural - Proteção
Políticas públicas
Materiais audiovisuais
Cinema - Brasil, Nordeste
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76619
Issue Date: 28-Mar-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pdfA_arquivo_repositorio_tese_moema_pascoini.pdf24.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons