Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76624
Tipo: Dissertação
Título: Modelling lithium-ion battery degradation for second life stationary application
Título(s) alternativo(s): Modelagem de degradação de baterias íon-lítio para aplicações estacionárias de segunda vida
Autor(es): Lucas Saraiva Teixeira
primer Tutor: Sidelmo Magalhães Silva
primer miembro del tribunal : Wadaed Uturbey da Costa
Segundo miembro del tribunal: Igor Amariz Pires
Tercer miembro del tribunal: Thales Alexandre Carvalho Maia
Resumen: Fast improvements in lithium-ion battery technology have accelerated the transition towards electrification in the transportation sector. As electric vehicles grow as a share of the market, precautions should be made with regards to the proper handling and disposal of the battery cells as they age. After around 8 to 10 years -- or about 100,000 km -- of use, it is typically recommended that the EV battery storage system be replaced. Though these discarded batteries are no longer adequate for continued vehicular use (which has high power and energy storage demands), there is potential for use in other less intensive application; particularly grid-supporting stationary applications. This dissertation discusses these repurposed batteries, known as "Second-Life Batteries"; in particular, this works focuses on the battery degradation modelling. Being able to model, predict, and estimate the internal capacity loss and impedance gain for a battery is important for control and forecasting purposes; even more so in second-life applications due to the additional safety considerations necessary when handling an aged cell and the eventual transition from linear to exponential rate of capacity loss (aging knee-point). Given these requirements, physics-based models are the most accurate and robust kind of battery model. When properly tuned, they have the potential of simulating long-term degradation -- including forecasting the aging knee-point -- which a lot of precision. This dissertation serves as an introduction of physics-based models for the purposes of Electric Vehicle simulation and Second-Life simulation. It includes an accessible explanation and literature review of the logic behind the physics-based mathematical models. In addition to that, this work showcases an illustrative example of an Electric Vehicle simulation (implemented in Simulink) using a physics-based battery model by way of PyBaMM -- an open-source battery simulation library for Python.
Abstract: Rápidos avanços na tecnologia de baterias de íons de lítio têm acelerado a transição para a eletrificação no setor de transporte. À medida que os veículos elétricos crescem como uma parcela do mercado, devem ser tomadas precauções em relação ao manuseio e descarte adequados das células da bateria à medida que envelhecem. Após cerca de 8 a 10 anos -- ou cerca de 100.000 km -- de uso, é tipicamente recomendado que o sistema de armazenamento da bateria do veículo elétrico seja substituído. Embora essas baterias descartadas não sejam mais adequadas para continuar em uso veícular (que têm altas demandas de potência e armazenamento de energia), há potencial para uso em outras aplicações menos intensivas; particularmente em aplicações estacionárias de suporte à rede. Esta dissertação discute essas baterias reaproveitadas, conhecidas como "Baterias de Segunda Vida"; em particular, este trabalho foca na modelagem da degradação da bateria. Ser capaz de modelar, simular e estimar a perda de capacidade interna e o ganho de impedância de uma bateria é importante para fins de controle e previsão; ainda mais em aplicações de segunda vida devido às considerações adicionais de segurança necessárias ao manusear uma célula envelhecida e a eventual transição de uma taxa linear para exponencial de perda de capacidade (ponto knee-point de envelhecimento). Dadas essas exigências, modelos baseados em física são o tipo mais preciso e robusto de modelo de bateria. Quando devidamente ajustados, eles têm o potencial de simular a degradação a longo prazo -- incluindo a previsão do ponto de knee-point de envelhecimento -- com muita precisão. Esta dissertação serve como uma introdução aos modelos baseados em física para fins de simulação de Veículos Elétricos e simulação de Segunda Vida. Inclui uma explicação acessível e uma revisão da literatura sobre a lógica por trás dos modelos matemáticos baseados em física. Além disso, este trabalho apresenta um exemplo ilustrativo de uma simulação de Veículo Elétrico (implementada em Simulink) utilizando um modelo de bateria baseado em física por meio do PyBaMM -- uma biblioteca de simulação de baterias de código aberto para Python.
Asunto: Engenharia elétrica
Baterias de lítio
Veículos elétricos
Modelagem
Reaproveitamento
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76624
Fecha del documento: 14-ago-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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