Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76657
Tipo: Tese
Título: Entre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flauta
Autor(es): André dos Santos Mendes
primer Tutor: Maurício Freire Garcia
primer miembro del tribunal : Antonio Carlos Guimarães
Segundo miembro del tribunal: Fernando Pacífico Homem
Tercer miembro del tribunal: Lucas Robatto
Cuarto miembro del tribunal: Edite Maria Oliveira da Rocha
Resumen: A trajetória do napolitano Giovanni Scaramella (1823-1857), flautista e compositor que no Rio de Janeiro da década de 1850 ocupou os mais relevantes postos de trabalho relativos ao seu instrumento, representa uma página praticamente esquecida na bibliografia específica sobre a flauta transversal no Brasil. Nos últimos anos, pesquisas às quais nos unimos têm associado seu nome ao compositor Saverio Mercadante (1795-1870), de quem foi aluno de composição no conservatório de San Pietro a Majella em um contexto de desenvolvimento de uma nascente cultura flautística. Por meio de pesquisa hemerográfica, tanto em jornais brasileiros quanto napolitanos, e da análise organológica de duas de suas composições, em Entre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flauta, buscamos elucidar aspectos de sua vida e obra, discutindo os possíveis sistemas de flauta utilizados por ele e revelando sua influência política nas transferências culturais entre Nápoles e a capital do império brasileiro, que ocorreram através da música em meados do século XIX. A rede de sociabilidades na qual Scaramella se inseria em Nápoles da década de 1840, mais tarde faria conexões com o Rio de Janeiro, observando-se a relevância de sua atuação como concertista, a correspondência entre as classes de flauta de Nápoles e Rio de Janeiro e sua atuação para a diplomacia brasileira no episódio da contratação de novos cantores e músicos em Paris no ano de 1853. As análises de suas composições, além de prover subsídios para performances utilizando flautas históricas, atestam a versatilidade de Scaramella, indicando tanto a utilização do sistema Boehm – que posteriormente se consolidaria como o sistema utilizado na moderna flauta de concerto ocidental – quanto o sistema simples, característico das flautas da tradição europeia, que remonta ao fim século XVIII e início do XIX.
Abstract: Giovanni Scaramella (1823-1857) was a 19th century Napolitan flute player and composer who lived in Brazil. Although Scaramella has been almost forgotten by the flute literature, he had held the most important workplaces for a flute player during the 1850’s in the capital of the Brazilian empire. On the other hand, recent research has associated his name with Saverio Mercadante (1795-1870), with whom Scaramella studied composition in the Conservatory of San Pietro a Majella in Naples, when a flourishing flute culture was emerging there. Based on research in Napolitan and Brazilian 19th century newspaper, also in the analysis of two of his compositions for flute, in Entre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flauta we aim to elucidate aspects of Scaramella’s life and work, discussing his use of both Boehm and simple system of flutes, and revealing his remarkable presence in the context of cultural transferences between Rio de Janeiro and Naples. The social network developed in Naples Conservatory during the 1840’s had later connections with Rio de Janeiro, when Scaramella was privileged as soloist and even acted in a diplomatic mission in Paris, contracting new musicians and singers for the opera house in Brazil. In this context, we even observe the similarities between the flute classes of Naples and Rio de Janeiro Conservatory. The analysis of his compositions shows the possibility of both Boehm and the simple system flutes, which means an experience with the system that after became the one for the modern concert flute, and a link to the traditional flute from late 18th and early 19th century. Our analysis provides information for performances with historical flutes.
Asunto: Flauta
Flautistas
Música - História e crítica - Brasil
Scaramella, Giovanni, 1823-1857
Mercadante, Saverio, 1795-1870
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76657
Fecha del documento: 29-abr-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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