Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurício Freire Garciapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079152472920199pt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Carlos Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Pacífico Homempt_BR
dc.contributor.referee3Lucas Robattopt_BR
dc.contributor.referee4Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.creatorAndré dos Santos Mendespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5745898833393762pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T20:37:44Z-
dc.date.available2024-09-18T20:37:44Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76657-
dc.description.abstractGiovanni Scaramella (1823-1857) was a 19th century Napolitan flute player and composer who lived in Brazil. Although Scaramella has been almost forgotten by the flute literature, he had held the most important workplaces for a flute player during the 1850’s in the capital of the Brazilian empire. On the other hand, recent research has associated his name with Saverio Mercadante (1795-1870), with whom Scaramella studied composition in the Conservatory of San Pietro a Majella in Naples, when a flourishing flute culture was emerging there. Based on research in Napolitan and Brazilian 19th century newspaper, also in the analysis of two of his compositions for flute, in Entre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flauta we aim to elucidate aspects of Scaramella’s life and work, discussing his use of both Boehm and simple system of flutes, and revealing his remarkable presence in the context of cultural transferences between Rio de Janeiro and Naples. The social network developed in Naples Conservatory during the 1840’s had later connections with Rio de Janeiro, when Scaramella was privileged as soloist and even acted in a diplomatic mission in Paris, contracting new musicians and singers for the opera house in Brazil. In this context, we even observe the similarities between the flute classes of Naples and Rio de Janeiro Conservatory. The analysis of his compositions shows the possibility of both Boehm and the simple system flutes, which means an experience with the system that after became the one for the modern concert flute, and a link to the traditional flute from late 18th and early 19th century. Our analysis provides information for performances with historical flutes.pt_BR
dc.description.resumoA trajetória do napolitano Giovanni Scaramella (1823-1857), flautista e compositor que no Rio de Janeiro da década de 1850 ocupou os mais relevantes postos de trabalho relativos ao seu instrumento, representa uma página praticamente esquecida na bibliografia específica sobre a flauta transversal no Brasil. Nos últimos anos, pesquisas às quais nos unimos têm associado seu nome ao compositor Saverio Mercadante (1795-1870), de quem foi aluno de composição no conservatório de San Pietro a Majella em um contexto de desenvolvimento de uma nascente cultura flautística. Por meio de pesquisa hemerográfica, tanto em jornais brasileiros quanto napolitanos, e da análise organológica de duas de suas composições, em Entre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flauta, buscamos elucidar aspectos de sua vida e obra, discutindo os possíveis sistemas de flauta utilizados por ele e revelando sua influência política nas transferências culturais entre Nápoles e a capital do império brasileiro, que ocorreram através da música em meados do século XIX. A rede de sociabilidades na qual Scaramella se inseria em Nápoles da década de 1840, mais tarde faria conexões com o Rio de Janeiro, observando-se a relevância de sua atuação como concertista, a correspondência entre as classes de flauta de Nápoles e Rio de Janeiro e sua atuação para a diplomacia brasileira no episódio da contratação de novos cantores e músicos em Paris no ano de 1853. As análises de suas composições, além de prover subsídios para performances utilizando flautas históricas, atestam a versatilidade de Scaramella, indicando tanto a utilização do sistema Boehm – que posteriormente se consolidaria como o sistema utilizado na moderna flauta de concerto ocidental – quanto o sistema simples, característico das flautas da tradição europeia, que remonta ao fim século XVIII e início do XIX.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGiovanni Scaramellapt_BR
dc.subjectSaverio Mercadantept_BR
dc.subjectorganologia da flautapt_BR
dc.subjecthistória da flauta no Brasilpt_BR
dc.subject.otherFlautapt_BR
dc.subject.otherFlautistaspt_BR
dc.subject.otherMúsica - História e crítica - Brasilpt_BR
dc.subject.otherScaramella, Giovanni, 1823-1857pt_BR
dc.subject.otherMercadante, Saverio, 1795-1870pt_BR
dc.titleEntre o diatônico e o cromático: Giovanni Scaramella e a organologia da flautapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - André Mendes.pdf34.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons