Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76670
Type: Dissertação
Title: Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e as tecnologias: o cotidiano pedagógico da EJA durante a pandemia em uma escola estadual na Região Norte de Belo Horizonte - MG
Other Titles: Subjects of Youth and Adult Education and technologies: the pedagogical daily life of EJA during the pandemic in a state school in the North of Belo Horizonte – MG
Authors: Ana Karina Ladeira Gomes
First Advisor: Ana Paula Ferreira Pedroso
First Referee: Heli Sabino de Oliveira
Second Referee: Hércules Tolêdo Corrêa
Abstract: A pesquisa ora apresentada visou explorar o impacto da pandemia de covid-19 na educação, com foco específico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O objeto central da pesquisa foi analisar como a pandemia afetou o processo educacional dos estudantes da EJA e de que maneira as TDICs foram integradas nas práticas pedagógicas para mitigar esses efeitos. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com a realização de trabalhos de campo e análise detalhada de uma escola específica, denominada Escola Metropolitana C. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas com estudantes da EJA e análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que, durante a pandemia, houve uma adaptação das práticas pedagógicas, com professores desenvolvendo novas estratégias de ensino remoto. As TDICs emergiram como ferramentas essenciais, mas também revelaram desigualdades de acesso e desafios técnicos. A pesquisa revelou que, apesar dos esforços para manter a educação ativa, muitos estudantes da EJA enfrentaram dificuldades significativas, incluindo afastamento escolar devido a questões financeiras e tecnológicas. Por fim, cabe destacar que a experiência da pesquisadora e o aprendizado adquirido durante a investigação científica oportunizaram valiosas percepções sobre a resiliência e a inovação na educação em tempos de crise. Esta pesquisa pode contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas no que diz respeito ao uso das TDICs, sobretudo no contexto da EJA, por meio do produto gerado a partir da investigação, constituído por uma cartilha com noções básicas para o aprendizado dos softwares Word e Power Point e para o desenvolvimento de pesquisas na internet.
Abstract: The research presented here aimed to explore the impact of the covid-19 pandemic on education, with a specific focus on Youth and Adult Education (EJA) and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). The central object of the research was to analyze how the pandemic has affected the educational process of EJA students and how TDICs have been integrated into pedagogical practices to mitigate these effects. The methodology adopted was qualitative in nature, involving fieldwork and detailed analysis of a specific school, called Metropolitan School C. Data collection included semi-structured interviews with EJA students and document analysis. The results of the research indicate that, during the pandemic, there was a significant adaptation in pedagogical practices, with teachers developing new remote teaching strategies. TDICs have emerged as essential tools, but they have also revealed inequalities of access and technical challenges. The research revealed that, despite efforts to keep education active, many EJA students faced significant difficulties, including withdrawal from school due to financial and technological issues. Finally, it should be noted that the researcher's experience and the learning acquired during the scientific investigation provided valuable insights into resilience and innovation in education in times of crisis. This research can contribute to the improvement of pedagogical practices with regard to the use of TDICs, especially in the context of EJA, through the product generated from this investigation consisting of a booklet with basic notions for learning Word and Power Point software and for developing internet searches.
Subject: Educação
Educação de adultos
COVID-19 Pandemia, 2020
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76670
Issue Date: 21-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Karina - versão final.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons