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dc.contributor.advisor1Penha Souza Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502422679229022pt_BR
dc.creatorCássia Alessandra Cunha Gracianopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197211306474062pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T11:15:44Z-
dc.date.available2024-09-20T11:15:44Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76715-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas e tecnologias advindas dos escravizados africanos e aplicadas na cidade de Sabará, localizada no estado de Minas Gerais, no período do auge da mineração do ouro, estabelecendo uma relação com as propriedades físico-química dos metais e, por último, além de apresentar uma proposta de um conjunto de atividades para ensinar o conteúdo químico “propriedades dos metais” tendo como contexto os conhecimentos tecnológicos. O estudo justifica-se pela existência de poucos estudos sobre as contribuições relevantes no campo dos conhecimentos atribuídos aos africanos e afrodescendentes e, no caso em destaque, os conhecimentos tecnológicos. Dessa forma, houve a necessidade de resgatar na história a forma como essas técnicas trazidas com os africanos foram primordiais para o desenvolvimento do país em várias esferas. Juntamente com esse resgate, surgiu a seguinte questão: Como as tecnologias africanas de extração e beneficiamento de metais, utilizadas em Sabará no período do auge da mineração do ouro, podem auxiliar no ensino de química sobre metais? Esse contexto histórico possibilita relacionar os conteúdos do ensino de química com os eventos que marcaram a história da sociedade Brasileira, atentando-se ao cumprimento da Lei nº 10.639/03. Portanto, trazer propostas de ensino com esse tipo de abordagem, além de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, colabora para que os indivíduos tenham uma formação escolar que favoreça o pensamento crítico, reflexivo e os tornem capazes de intervir no meio no qual estão inseridos. O currículo escolar é atravessado por questões que vão além de conteúdos de conhecimentos, eles vêm impregnados do que a sociedade sustenta como ideal para si. Dessa maneira, trazer a discussão sobre o ensino de química e as relações étnico-raciais compôs parte desta dissertação como algo importante a ser considerado. A pesquisa documental e bibliográfica foi adotada como metodologia, caracterizada pela coleta de dados em fontes como artigos, livros, periódicos, legislações, dissertações, entre outros. Portanto, a abordagem que mais se alinha aos propósitos da investigação é a de natureza qualitativa. Durante o percurso da pesquisa, o acervo histórico do Museu do Ouro, localizado na cidade de Sabará, constituiu-se em uma fonte histórica com muitas informações acerca de como se deu a aplicação das técnicas e tecnologias africanas em Sabará durante o período do áureo da mineração do ouro, com detalhes do modo de fazer mineração nos séculos XVII e XVIII. Portanto, foram selecionadas algumas técnicas para serem descritas neste trabalho, relacionando-as com as propriedades físico-química dos metais. A partir dessa relação, as atividades que fazem parte do recurso educacional foram criadas e outras adaptadas. Portanto, a escrita desta dissertação partiu de fatores educacionais e sociais muito profundos. Levou-se em consideração a importância de trazer um novo olhar para essas questões e, assim, relacionar o contexto histórico da cidade, ou seja, a história da construção da cidade, o contexto do auge da mineração do ouro e as relações de ambos com as contribuições africanas e afrodescendentes, invisibilizadas para a maioria dos cidadãos sabarenses. Essas práticas e processos tiveram sua origem na África, pois já faziam parte da cultura de trabalho desenvolvida pelos africanos na mineração.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetaispt_BR
dc.subjectSabarápt_BR
dc.subjectTecnologias africanaspt_BR
dc.subjectAuge da mineração do ouropt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMetais preciosos - Química - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherOurivesaria - Sabará (MG)pt_BR
dc.titleConhecimentos que valem ouro: ensinando o conteúdo químico “metais” a partir das tecnologias africanas utilizadas em Sabará durante o período denominado ciclo do ouropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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