Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76774
Type: Artigo de Evento
Title: Formação docente e inclusão escolar: um estudo de caso do Centro Pedagógico da UFMG
Other Titles: Teacher training and school inclusion: a case study of the UFMG Pedagogical Center
Authors: Maria Vitória Ramos dos Santos
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Martha Lourenço Vieira
Abstract: Este artigo relata um estudo de caso sobre uma experiência de organização do trabalho pedagógico para o acolhimento e permanência de uma criança com Síndrome de Down, estudante do Centro Pedagógico da UFMG. Objetiva-se refletir sobre a rotina de atendimento, bem como sobre os processos de formação dos graduandos participantes do Programa de Imersão Docente que atuam na mediação de crianças com deficiência. O referencial teórico utilizado dialoga com a literatura especializada sobre o tema da Inclusão no ensino regular e sobre os desafios da formação de professores. Os principais referenciais são: Valadão (2019); Pletsch (2011); Mantoan (2003). O texto está estruturado em quatro sessões: na primeira, apresenta-se a instituição e a metodologia utilizada, que se configura como um estudo de caso, tal como abordam Flick (2009) e Yin (2005). Na segunda, realiza-se a descrição do caso. Na terceira contempla-se reflexões sobre a experiência de graduandos no contexto escolar. Por fim são tecidas considerações finais abordando a rotina de atendimento à luz do debate sobre a educação inclusiva e a formação docente. Espera-se, contribuir com a construção de propostas educacionais formativas e inclusivas.
Abstract: This article reports a case study on an experience of organizing pedagogical work for the reception and permanence of a child with Down Syndrome, a student at the Pedagogical Center of UFMG. The objective is to reflect on the service routine, as well as on the training process of undergraduates participating in the Teaching Immersion Program who work in the mediation of children with disabilities. The theoretical framework used dialogues with the specialized literature on the topic of Inclusion in regular education and on the challenges of teacher training. The main references are: Valadão (2019); Plesch (2011); Mantoan (2003). The text is structured in three sections: in the first, the institution and the methodology used are presented, which is configured as a case study, as discussed by Flick (2009) and Yin (2005). In the second, the case description is carried out. Finally, final considerations are made addressing the routine of care in the light of the debate on inclusive education and teacher training. It is expected to contribute to the construction of formative and inclusive educational proposals.
Subject: Educação básica
Inclusão escolar
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/76774
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/584819-formacao-docente-e-inclusao-escolar--um-estudo-de-caso-do-centro-pedagogico-da-ufmg/
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.