Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/77068
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Retextualização do gênero notícia em conto: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Luis Ricardo Rodrigues Pires |
Primeiro Orientador: | Francis Arthuso Paiva |
Primeiro membro da banca : | Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira |
Segundo membro da banca: | Valdiene Aparecida Gomes |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de produção textual por meio de uma atividade de retextualização para alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. A proposta didática parte do estudo e da leitura do gênero notícia e, posteriormente, trabalha a produção textual, por meio da retextualização, para o gênero conto. Como referencial teórico, foram considerados os trabalhos realizados por Dell’Isola (2007) sobre o processo de retextualização de gêneros escritos. Nesse contexto, é proposto o desenvolvimento da atividade de retextualização como alternativa e/ou complemento aos trabalhos de leitura e produção textual tradicionalmente realizados em sala de aula, visando uma maior aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, proporcionando, assim, a formação de leitores proficientes e possibilitando a formação de produtores de textos conscientes da importância da leitura e da escrita para a formação escolar e, sobretudo, para as práticas sociais. |
Abstract: | This work presents a didactic sequence to teach text writing through a retextualization activity to 8th grade students in middle school. The didactic proposal starts from studying and reading the news genre, and then, works with text writing, through retextualization, to the tale genre. The works carried out by Dell’Isola (2007) about the retextualization process of written genres were considered as theoretical reference. In this context, it is proposed the development of the retextualization activity as an alternative and/or complement to the works of reading and text writing traditionally performed in classrooms, aiming at increasing students’ performance over the content, therefore enabling the development of proficient readers and making it possible to form texts writers who are conscious of the importance of reading and writing in the academic formation, and above all, in social practices. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77068 |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA.26.09.2024 VERSÃO FINAL.pdf | Monografia - Luís Ricardo Rodrigues Pires | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.