Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/77068
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Retextualização do gênero notícia em conto: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Luis Ricardo Rodrigues Pires
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Segundo membro da banca: Valdiene Aparecida Gomes
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de produção textual por meio de uma atividade de retextualização para alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. A proposta didática parte do estudo e da leitura do gênero notícia e, posteriormente, trabalha a produção textual, por meio da retextualização, para o gênero conto. Como referencial teórico, foram considerados os trabalhos realizados por Dell’Isola (2007) sobre o processo de retextualização de gêneros escritos. Nesse contexto, é proposto o desenvolvimento da atividade de retextualização como alternativa e/ou complemento aos trabalhos de leitura e produção textual tradicionalmente realizados em sala de aula, visando uma maior aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, proporcionando, assim, a formação de leitores proficientes e possibilitando a formação de produtores de textos conscientes da importância da leitura e da escrita para a formação escolar e, sobretudo, para as práticas sociais.
Abstract: This work presents a didactic sequence to teach text writing through a retextualization activity to 8th grade students in middle school. The didactic proposal starts from studying and reading the news genre, and then, works with text writing, through retextualization, to the tale genre. The works carried out by Dell’Isola (2007) about the retextualization process of written genres were considered as theoretical reference. In this context, it is proposed the development of the retextualization activity as an alternative and/or complement to the works of reading and text writing traditionally performed in classrooms, aiming at increasing students’ performance over the content, therefore enabling the development of proficient readers and making it possible to form texts writers who are conscious of the importance of reading and writing in the academic formation, and above all, in social practices.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77068
Data do documento: 3-Jul-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.26.09.2024 VERSÃO FINAL.pdfMonografia - Luís Ricardo Rodrigues Pires1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.