Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Valdiene Aparecida Gomespt_BR
dc.creatorLuis Ricardo Rodrigues Pirespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T13:05:28Z-
dc.date.available2024-10-01T13:05:28Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77068-
dc.description.abstractThis work presents a didactic sequence to teach text writing through a retextualization activity to 8th grade students in middle school. The didactic proposal starts from studying and reading the news genre, and then, works with text writing, through retextualization, to the tale genre. The works carried out by Dell’Isola (2007) about the retextualization process of written genres were considered as theoretical reference. In this context, it is proposed the development of the retextualization activity as an alternative and/or complement to the works of reading and text writing traditionally performed in classrooms, aiming at increasing students’ performance over the content, therefore enabling the development of proficient readers and making it possible to form texts writers who are conscious of the importance of reading and writing in the academic formation, and above all, in social practices.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de produção textual por meio de uma atividade de retextualização para alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. A proposta didática parte do estudo e da leitura do gênero notícia e, posteriormente, trabalha a produção textual, por meio da retextualização, para o gênero conto. Como referencial teórico, foram considerados os trabalhos realizados por Dell’Isola (2007) sobre o processo de retextualização de gêneros escritos. Nesse contexto, é proposto o desenvolvimento da atividade de retextualização como alternativa e/ou complemento aos trabalhos de leitura e produção textual tradicionalmente realizados em sala de aula, visando uma maior aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, proporcionando, assim, a formação de leitores proficientes e possibilitando a formação de produtores de textos conscientes da importância da leitura e da escrita para a formação escolar e, sobretudo, para as práticas sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleRetextualização do gênero notícia em conto: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA.26.09.2024 VERSÃO FINAL.pdfMonografia - Luís Ricardo Rodrigues Pires1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.