Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Clésia Cristina Nascentes | pt_BR |
dc.creator | Letícia Malta Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0354323372008275 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0792100169566141 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T16:16:52Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T16:16:52Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/77225 | - |
dc.description.resumo | O livro esta dividido em 10 unidades (10 aulas). As três primeiras unidades abordam assuntos relacionados à hidrosfera, como sua composição, problemas relacionados à contaminação dos recursos hídricos e processos para tratamento de águas e efluentes. As unidades 4 e 5 tratam de assuntos relacionados à litosfera, apresentando a sua composição, suas principais características, tipos de solo existentes no Brasil e os problemas relacionados à contaminação dos solos. A unidade 6 aborda o tema resíduos sólidos e são apresentados: i) a classificação destes resíduos, ii) os problemas relacionados à disposição inadequada dos mesmos no meio ambiente e iii) algumas formas de tratamento e disposição adequada. Nas unidades 7 e 8 são apresentados aos alunos aspectos relacionados à atmosfera, como a sua composição, os ciclos biogeoquímicos do carbono, nitrogênio e enxofre, os principais contaminantes encontrados na atmosfera e os problemas que eles causam, com ênfase na chuva ácida e no efeito estufa e aquecimento global. A unidade 9 trata de um tema que preocupa a muitos de nós, que é a questão energética. São apresentadas nesta unidade as principais fontes de energia renováveis e não renováveis, vantagens e desvantagens de cada uma delas e os impactos ambientais relacionados ao uso destas fontes de energia. Por fim, na unidade 10 são abordados alguns aspectos relacionados à legislação ambiental, o que permite ao aluno conhecer um pouco sobre a estrutura que regulamenta a questão ambiental no Brasil bem como as principais leis ambientais em vigor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.extent | 155 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Graduação em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Hidrosfera | pt_BR |
dc.subject | Química Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Aquecimento global | pt_BR |
dc.subject | Litosfera | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Atmosfera | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL | pt_BR |
dc.title | Química ambiental | pt_BR |
dc.type | Objeto de Aprendizagem | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.description.objective | O objetivo deste livro é apresentar ao aluno os temas mais relevantes na área de Química Ambiental. | pt_BR |
dc.natureza.material | E-Book | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8514-442X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6338-959X | pt_BR |
Appears in Collections: | DEDD - Diretoria de Educação à Distância e Educação Digital |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
322_Quimica ambiental.pdf | 8.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License