Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77318
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência
Título(s) alternativo(s): Learn to teach in supervised internships: teaching’ professionality as a reference
Autor(es): Nair Aparecida Rodrigues Pires
Resumen: Este ensaio tem como foco discutir a formação de professores de música, com foco naaprendizagem da docência no estágio supervisionado. Tomando como ponto de partida a ideia de formarpara uma profissão, os argumentos construídos se apoiam em conceitos como formação, profissionalidade,identidade e socialização para defender a seguinte tese: o curso de Licenciatura em Música formaprofessores de música para ensinar música, e os processos de socialização ao longo do estágiosupervisionado contribuem para construir identidades e profissionalidades docentes. A concepção deestágio supervisionado como rito de transição e espaço de múltiplos encontros embasa a proposta de umaabordagem didática para aprender a ensinar música, que tem como referência a profissionalidade do grupoprofissional. Os Ciclos de Aprendizagem organizados em três fases podem se resumir da seguinte maneira:ele faz (professor supervisor), nós fazemos (professor supervisor e licenciando), eu faço (licenciando). Asugestão é de que o licenciando tenha experiência com diferentes tipos de ações didáticas de gestão daclasse e gestão dos aprendizados. As fases pensadas como processo podem ser organizadas de acordocom a necessidade de desenvolvimento profissional de cada licenciando. O registro e a reflexão sobre oconteúdo dos diferentes Ciclos de Aprendizagem, configurados ao longo do curso, podem contribuir paratrazer à luz o processo de construção da identidade e profissionalidade do futuro professor, nos cursos deLicenciatura em Música.
Abstract: This essay focuses on discussing the formation of music teachers, with a focus on learning teaching in the supervised internship. Taking as a starting point the idea of training for a profession, the arguments are based on concepts such as training, professionality, identity and socialization to defend the following thesis: the degree course in music trains music teachers to teach music, and the processes of socialization throughout the supervised internship contribute to building teacher identities and professionality. The conception of supervised intershipas a transition rite and a space for multiple encounters supports the proposal of a didactic approach to learn to teach music, which has as a reference the professionality of the professional group. The Learning Cycles organized in three phases can be summarized as follows: he does (supervising teacher), we do (supervising teacher and graduate student), I do (graduate student). The suggestion is that the graduate student goes under the experience with different types of didactic actions of class management and learning management. The phases designed as a process can be organized according to the professional development needs of each undergraduate. The record and reflection on the content of the different Learning Cycles configured throughout the course can contribute to bring to light the process of building the identity and professionalityof the future teacher in Music Education courses.
Asunto: Professores -- Formação
Estágios supervisionados
Professores de música
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77318
Fecha del documento: 19-may-2023
metadata.dc.url.externa: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1193
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da ABEM
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Aprender a ensinar no estágio supervisionado.pdf233.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.