Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77326
Type: Tese
Title: Avermelhada, corpa-guerra corpa-cura: resistência indígena Kariri nas artes da cena
Authors: Barbara Leite Matias
First Advisor: Maria Beatriz Braga Mendonça
First Referee: Dodi Tavares Borges Leal
Second Referee: Rosvita Kolb Bernardes
Third Referee: Lígia Marina de Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Cecília Maria de Araújo Ferreira
Abstract: Esta tese tem o objetivo de identificar e analisar as ações performativas de mulheres artistas indígenas do Povo Kariri, tendo como base os estudos das obras dessas artistas, as teorias do feminismo anti-patriarcal e comunitário, passando pelos estudos de gênero e o contexto da luta dos povos indígenas no Brasil. A tese acontece do modo audiovisual (entrevista e vídeo) e escrita, foi criado um canal do YouTube intitulado Avermelhada Kariri onde estão expostos episódios que discutem os processos criativos meus e das artistas Ana Floresta e Luz Barbara abordadas também na escrita dessa investigação. A tese escrita está dividida em cinco Ciclos (capítulos), por três partes: nos dois primeiros capítulos parto da minha história de vida, contextualizo a luta dos Povos indígenas do Brasil, especificamente do Povo Kariri da Aldeia Marrecas, em Lavras da Mangabeira Ceará onde nasci e pertenço até os dias atuais. O terceiro e quarto capítulo tratam sobre a luta feminista rastreados a partir de minha história de vida, trazendo a agricultura como metodologia da pesquisa cênica, e reflete sobre os espetáculos das artistas Ana Floresta (Histórias que Penha conta, Crato, Ceará) Luz Bárbara (Margarida, PB-SP) e as minhas obras Cardinal (2017), Trilogia de performance da terra (2011 – 2023) e Trilogia de performance afeminada (2018- 2022). Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa de campo que envolveu um trabalho cartográfico investigativo como levantamento de registros em áudio e vídeo, visita a espaços em que essas artistas têm relação afetiva/política e de memória, documentação histórica sobre a luta dos povos originários sobretudo pela narrativa oral, acompanhamento de espetáculos e performances e ações pertinentes a investigação dessa tese. No quinto e último capítulo, narro de forma crítica e reflexiva, sobre a arte contemporânea feita por indígenas e apresento o grupo que fundei em 2020 (ano que entrei no doutorado) Coletiva Flecha Lançada Arte. Esses encontros de processos criativos/procedimentos investigativos apresentam um panorama de como a ressignificação honesta da cultura/cotidiano de povos indígenas (apresentado por Povos Indígenas) podem ser lidos e reelaborados nas práticas dos artistas da cena de origem indígena e não - Indígena.
Abstract: This research aims to identify and analyze the performative actions of indigenous women artists from the Kariri people, based on the study of these artists' works, theories of anti-patriarchal and community feminism, gender studies and the context of the struggle of indigenous peoples in Brazil. The thesis is audiovisual (interview and video) and written. A YouTube channel called Avermelhada Kariri has been created to show episodes discussing the creative processes of myself and the artists Ana Floresta and Luz Barbara, who are also discussed in the writing of this thesis. The thesis is divided into five cycles (chapters), in three parts: in the first two chapters I begin from my life story, contextualizing the struggle of Brazil's indigenous peoples, specifically the Kariri people of Aldeia das Marrecas community, in Lavras da Mangabeira, Ceará, where I was born and still belong. The third and fourth chapters deal with the feminist struggle traced through my life story, using agriculture as a methodology for performative arts research and reflecting on the shows of the artists Ana Floresta (Histórias que Penha conta, Crato, Ceará) Luz Bárbara (Margarida, PB-SP) and my works Cardinal (2017), Trilogia de performance da terra (2011 - 2023) and Trilogia de performance afeminada (2018 - 2022). To this end, I have conducted field research that included investigative cartographic work, such as collecting audio and video recordings, visiting spaces where these artists have an affective/political and memorial relationship, historical documentation of the struggle of indigenous peoples, especially through oral narratives, accompanying shows and performances and actions relevant to the investigation of this thesis. In the fifth and final chapter, I give a critical and reflective account of contemporary art made by indigenous people and introduce the group I founded in 2020 (the year I started my PhD), Coletiva Flecha Lançada Arte. These encounters of creative processes / investigative procedures present an overview of how the honest re-signification of indigenous culture / everyday life (presented by indigenous people) can be read and re-elaborated in the practices of artists of indigenous and non-indigenous backgrounds.
Subject: Performance (Arte)
Mulheres artistas
Índios Tapuia
Nativos
Feminismo e arte
Indígenas da América do Sul - Brasil - Mulheres
Artes cênicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77326
Issue Date: 19-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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