Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77393
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Diálogo entre fotografia e sala de aula
Título(s) alternativo(s): Between photography and the classroom
Autor(es): Mariana Edsonine Santos
primer Tutor: Márcio Mota Pereira
primer miembro del tribunal : Sônia Aparecida dos Anjos
Resumen: Este estudo objetivou discutir o diálogo entre a sala de aula e a fotografia com uma abordagem pedagógica enriquecedora que estimula uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Assim, se fez necessário respaldar o uso pedagógico da fotografia nos documentos normativos da educação Brasileira, bem como a utilização da fotografia como recurso pedagógico na sala de aula. Destacando sua importância para uma educação contextualizada, inclusiva e que estimule o desenvolvimento integral dos alunos. Em síntese, o uso da fotografia como instrumento pedagógico, proporciona aos alunos oportunidades de aprendizagem significativas, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais e preparando-os para os desafios do século XXI.
Abstract: This study aimed to discuss the dialogue between the classroom and photography with an enriching pedagogical approach that encourages a more dynamic and meaningful learning. Thus, it was necessary to support the pedagogical use of photography in the normative documents of Brazilian education, as well as the use of photography as a pedagogical resource in the classroom. Highlighting its importance for contextualized, inclusive education that encourages the integral development of students. In summary, the use of photography as a teaching tool provides students with significant learning opportunities, stimulating the development of essential skills and preparing them for the challenges of the 21st century.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77393
Fecha del documento: 14-jul-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo_ Mariana Edsonine Santos (1).pdfO artigo "Diálogo entre Fotografia e Sala de Aula" explora a integração da fotografia como um recurso pedagógico nas disciplinas de Artes Visuais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. A pesquisa destaca a importância da fotografia para uma educação contextualizada e inclusiva, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A utilização da fotografia em sala de aula é fundamentada pelos documentos normativos da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando como essa linguagem artística pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao estimular habilidades críticas, criativas e estéticas.358.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.