Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/77393
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Diálogo entre fotografia e sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Between photography and the classroom |
Autor(es): | Mariana Edsonine Santos |
Primeiro Orientador: | Márcio Mota Pereira |
Primeiro membro da banca : | Sônia Aparecida dos Anjos |
Resumo: | Este estudo objetivou discutir o diálogo entre a sala de aula e a fotografia com uma abordagem pedagógica enriquecedora que estimula uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Assim, se fez necessário respaldar o uso pedagógico da fotografia nos documentos normativos da educação Brasileira, bem como a utilização da fotografia como recurso pedagógico na sala de aula. Destacando sua importância para uma educação contextualizada, inclusiva e que estimule o desenvolvimento integral dos alunos. Em síntese, o uso da fotografia como instrumento pedagógico, proporciona aos alunos oportunidades de aprendizagem significativas, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais e preparando-os para os desafios do século XXI. |
Abstract: | This study aimed to discuss the dialogue between the classroom and photography with an enriching pedagogical approach that encourages a more dynamic and meaningful learning. Thus, it was necessary to support the pedagogical use of photography in the normative documents of Brazilian education, as well as the use of photography as a pedagogical resource in the classroom. Highlighting its importance for contextualized, inclusive education that encourages the integral development of students. In summary, the use of photography as a teaching tool provides students with significant learning opportunities, stimulating the development of essential skills and preparing them for the challenges of the 21st century. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Fotografia Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77393 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ Mariana Edsonine Santos (1).pdf | O artigo "Diálogo entre Fotografia e Sala de Aula" explora a integração da fotografia como um recurso pedagógico nas disciplinas de Artes Visuais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. A pesquisa destaca a importância da fotografia para uma educação contextualizada e inclusiva, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A utilização da fotografia em sala de aula é fundamentada pelos documentos normativos da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando como essa linguagem artística pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao estimular habilidades críticas, criativas e estéticas. | 358.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.