Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/77500
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dc.contributor.advisor1Elisângela de Almeida Chiquitopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7240621671386016pt_BR
dc.contributor.referee1Vanessa Borges Brasileiropt_BR
dc.contributor.referee2Dinah Reiko Tutyiapt_BR
dc.creatorJuliana Amaral Quadrospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6998562274832902pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-18T00:11:06Z-
dc.date.available2024-10-18T00:11:06Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77500-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the formation and territorial transformations of black culture neighborhoods in Macapá-AP through a cultural perspective, focusing on the neighborhood of Laguinho and Favela, based on the trajectory of Marabaixo – a cultural manifestation of the black communities in Amapá, which occurs through religious celebrations, parties, dances, and songs (called “ladrões”). These neighborhoods were formed since the creation of the Federal Territory of Amapá, when black populations were expelled from the city center. Thus, Marabaixo, which used to take place around the Fortress of São José of Macapá, was divided between the two mentioned locations. The study addresses this trajectory of Marabaixo and aims to understand how this process was perceived by this community, using as documentary source the set of Marabaixo songs, from the “bottom-up” perspective.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo compreender a formação e as transformações territoriais dos bairros de cultura negra em Macapá-AP por meio da perspectiva cultural, tendo como foco o bairro Laguinho e a Favela, a partir da trajetória do Marabaixo – manifestação cultural das comunidades negras amapaenses, que ocorre através de celebrações religiosas, festas, danças e músicas (denominadas “ladrões”). Essas regiões foram formadas desde a criação do Território Federal do Amapá, quando as populações negras foram expulsas do centro da cidade. Dessa forma, o Marabaixo, que antes ocorria nos arredores da Fortaleza de São José de Macapá, subdividiu-se pelos dois referidos locais. O estudo aborda essa trajetória do Marabaixo e visa compreender como esse processo foi percebido por essa comunidade, utilizando como fonte documental o conjunto de ladrões de Marabaixo, sob o ponto de vista “de baixo”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectMacapápt_BR
dc.subjectMarabaixopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherCultura - Aspectos sociais - Brasilpt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileira - Históriapt_BR
dc.subject.otherTerritorialidade humanapt_BR
dc.titleAs territorialidades do Marabaixo nos bairros Laguinho e Santa Rita em Macapá-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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