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http://hdl.handle.net/1843/77500
Tipo: | Dissertação |
Título: | As territorialidades do Marabaixo nos bairros Laguinho e Santa Rita em Macapá-AP |
Autor(es): | Juliana Amaral Quadros |
primer Tutor: | Elisângela de Almeida Chiquito |
primer miembro del tribunal : | Vanessa Borges Brasileiro |
Segundo miembro del tribunal: | Dinah Reiko Tutyia |
Resumen: | Essa dissertação tem como objetivo compreender a formação e as transformações territoriais dos bairros de cultura negra em Macapá-AP por meio da perspectiva cultural, tendo como foco o bairro Laguinho e a Favela, a partir da trajetória do Marabaixo – manifestação cultural das comunidades negras amapaenses, que ocorre através de celebrações religiosas, festas, danças e músicas (denominadas “ladrões”). Essas regiões foram formadas desde a criação do Território Federal do Amapá, quando as populações negras foram expulsas do centro da cidade. Dessa forma, o Marabaixo, que antes ocorria nos arredores da Fortaleza de São José de Macapá, subdividiu-se pelos dois referidos locais. O estudo aborda essa trajetória do Marabaixo e visa compreender como esse processo foi percebido por essa comunidade, utilizando como fonte documental o conjunto de ladrões de Marabaixo, sob o ponto de vista “de baixo”. |
Abstract: | This dissertation aims to understand the formation and territorial transformations of black culture neighborhoods in Macapá-AP through a cultural perspective, focusing on the neighborhood of Laguinho and Favela, based on the trajectory of Marabaixo – a cultural manifestation of the black communities in Amapá, which occurs through religious celebrations, parties, dances, and songs (called “ladrões”). These neighborhoods were formed since the creation of the Federal Territory of Amapá, when black populations were expelled from the city center. Thus, Marabaixo, which used to take place around the Fortress of São José of Macapá, was divided between the two mentioned locations. The study addresses this trajectory of Marabaixo and aims to understand how this process was perceived by this community, using as documentary source the set of Marabaixo songs, from the “bottom-up” perspective. |
Asunto: | Planejamento urbano Cultura - Aspectos sociais - Brasil Cultura afro-brasileira - História Territorialidade humana |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77500 |
Fecha del documento: | 30-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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