Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77713
Type: Monografia (especialização)
Title: Ideias e proposições estéticas/artísticas no ensino-aprendizagem em arte
Authors: Clarissa Carvalho Amorim Gonçalves
First Advisor: Geraldo Freire Loyola
First Referee: Maurício Silva Gino
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre docência em Artes Visuais, reflexões teóricas, ideias e proposições para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em Arte, que podem auxiliar construção de conhecimentos estéticos/artísticos pelos alunos. O interesse por esse tema surgiu da observação da utilização de materiais didático-pedagógicos no trabalho com Artes Visuais e em conversa com professores. Para isso, este trabalho propõe a Abordagem Triangular, sistematizada pela professora/pesquisadora Ana Mae Barbosa e a Cognição Imaginativa, abordada pela professora/pesquisadora Lucia Gouvêa Pimentel como referências teóricas para professores na concepção e condução de experiências artísticas no ensino-aprendizagem. Expõe, também, pensamentos acerca de materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em Arte, tendo como base a tese PROFESSOR-ARTISTA-PROFESSOR: Materiais didático-pedagógicos e ensino-aprendizagem em Arte, do professor Geraldo Loyola, assim como ideias e proposições de artistas que, em suas produções, contribuem para a construção de conhecimentos estético/artísticos pelos alunos. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver uma reflexão acerca das possibilidades de desenvolvimento, pelo professor de Arte, de materiais didático-pedagógicos alternativos e voltados para a realidade de cada escola e que contemplem, simultaneamente, os requisitos do componente curricular Arte.
Abstract: This paper presents a study on teaching in Visual Arts, theoretical reflections, ideas and propositions for the development of didactic-pedagogical materials for teaching-learning in Art, which can assist the construction of aesthetic/artistic knowledge by students. The interest for this theme arose from the observation of the use of didactic-pedagogical materials in the work with Visual Arts and in conversation with teachers. To this end, this paper proposes the Triangular Approach, systematized by the professor/researcher Ana Mae Barbosa and the imaginative cognition, approached by the professor/researcher Lucia Gouvêa Pimentel as theoretical references for teachers in the conception and conduct of artistic experiences in teaching-learning. It also exposes thoughts about didactic-pedagogical materials for teaching-learning in Art, based on the thesis PROFESSOR-ARTIST-PROFESSOR: Educational-pedagogical materials and teaching-learning in Art, Professor Geraldo Loyola, as well as ideas and propositions of artists who, in their productions, contribute to the construction of aesthetic/artistic knowledge by the students. The objective of this study was to develop a reflection on the possibilities of development, by the art teacher, of alternative didactic-pedagogical materials and focused on the reality of each school and that contemplate, simultaneously, the requirements of the Art curricular component.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Material didático
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77713
Issue Date: 1-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_clarissagoncalves_2020-v2.pdf474.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.