Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77813
Type: Artigo de Periódico
Title: A relevância da comunicação interativa para a divulgação e a valorização dos bens patrimoniais
Other Titles: The relevance of interactive communication for the dissemination and appreciation of heritage assets
Authors: Maria Luiza Seixas de Souza e Silva
Márcia Almada
Alessandra Rosado
Abstract: O reconhecimento do patrimônio é resultado de consenso e está em construção porque ele existe em função de uma sociedade em permanente transformação. Consenso resulta de uma comunicação efetiva e os recursos utilizados evoluíram de forma acentuada porque os diálogos estão mais dinâmicos e interativos como consequência de um mundo digital e globalizado. A capacidade de reconhecimento do patrimônio cultural depende de uma interlocução com a sociedade e para tanto, é necessário que essas as novas ferramentas de comunicação sejam usadas para aproximar as instituições, de pesquisa e salvaguarda, de uma sociedade que reconheça nos bens patrimoniais o valor da própria cultura. O artigo pretende conferir se as tecnologias digitais usadas para analisar, restaurar objetos históricos e artísticos ou para criar um banco de dados estão sendo também utilizadas em programas que têm o potencial de transmitir informações, objetivando criar um vínculo entre a sociedade e seu patrimônio. Ao verificar os dados do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) sobre museus mais visitados no Brasil no biênio 2019/2020, é lícito constatar que o público reage de forma positiva à interatividade oferecida nas exposições museológicas. Também evidencia que há um potencial a ser desenvolvido no diálogo entre as instituições que abrigam bens patrimoniais e o grande público usando essas novas ferramentas de comunicação.
Abstract: The recognition of heritage is the result of understanding and consensus and is under construction because it exists as a function of society, which is in permanent transformation. Consensus results from effective communication and the resources used have evolved markedly because the dialogues are more dynamic and interactive, due to a digital and globalized world. The prerogative of recognizing cultural heritage also depend on a dialogue with society, in this sense it is necessary that these new communication tools are used to bring research and safeguard institutions closer to a society that recognizes the value ofits own culture in heritage assets. The article intends to check if digital technologies used to analyze, restore historical and artistic objects or create a database are also being used in programs that have the potential to transmit information, captivate the public and create a link between society and its heritage. When checking InstitutoBrasileiro de Museus (IBRAM) data on the most visited Brazilian museums in the 2019/2020 biennium, it is clear that the public reacts positively to the interactivity offered in exhibitions. It also shows that there is potential to be developed in the dialogue between the institutions that house heritage assets and the general public using these new communication tools.
Subject: Patrimônio cultural - Proteção
Artes e sociedade
Arte e tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p240-255
URI: http://hdl.handle.net/1843/77813
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/986/965
metadata.dc.relation.ispartof: Museologia e Patrimônio
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