Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77892
Type: | Dissertação |
Title: | Dinâmicas interativas nas atividades de escrita no processo de alfabetização: ensinar e aprender o sistema de escrita |
Other Titles: | Interactive dynamics in writing activities in the literacy process: teaching and learning the writing system. |
Authors: | Victória Martins de Souza Manço |
First Advisor: | Sara Mourão Monteiro |
First Referee: | Maria Margarida d’ Orey Alves Marti ns |
Second Referee: | Daniela Freitas Brito Montuani |
Third Referee: | Maria José Francisco de Souza |
Abstract: | A dissertação intitulada “Dinâmicas interativas nas atividades de escrita no processo de alfabetização: ensinar e aprender o sistema de escrita” faz parte das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Alfabetização da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como um dos focos o trabalho a Escrita Inventada. Este trabalho teve como objetivo principal compreender as dinâmicas interativas constitutivas das atividades de escrita como procedimento de aprendizagem, entre elas a escrita inventada, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Por meio de observações participantes em sala de aula e entrevistas com as professoras, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: i) em que medida as atividades de escrita no primeiro ano/EF envolvem a escrita inventada? ii) Como as interações acontecem em sala da aula em atividades que envolvem a escrita como procedimento de aprendizagem? Promove-se interações entre as crianças nas propostas de escrita de sala de aula? E entre criança e professor? Há um tipo predominante de interação? iii) Quais desafios uma professora de primeiro ano (EF) encontra nas dinâmicas interativas ao encaminhar atividades de escrita como procedimento de aprendizagem? Para tal intuito, dialogou--se com autores que discutem o processo de aprendizagem inicial da língua escrita, Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2004, 2016 e 2020) e, também, a escrita inventada, Alves-Martins e colaboradores (2009, 2012, 2015, 2018, 2019, 2020). Os resultados demonstram, quanto às atividades de escrita como procedimento de aprendizagem no primeiro ano, que três ações docentes apresentaram grande relevância no desenvolvimento dessas atividades: o uso do livro didático, o uso das letras móveis e a associação das atividades de escrita de palavras à avaliação diagnóstica. No que se refere às dinâmicas interativas constitutivas das práticas de escrita, em sala de aula, constatamos que tanto as interações entre pares quanto a mediação da professora e as interações entre professora-criança/criança-professora foram fundamentais para o processo interativo e a construção do conhecimento nas atividades de escrita realizadas. Nas interações entre professora-criança, a docente realiza dois movimentos na interação com as crianças: orientações e explicitações coletivas no quadro e intervenções individuais com as crianças. Nas interações entre pares, foram identificadas três diferentes dinâmicas interativas: as interações inerentes à situação de sala, com pequenos grupos, e a proposta colaborativa. Por fim, a pesquisa reforça a natureza social e interativa da construção do conhecimento, destacando que a sala de aula é o espaço das interações. Sendo assim, constatamos que as dinâmicas interativas são constitutivas e intrínsecas às propostas de escrita de palavras e escrita inventada realizadas e podem ser ainda mais potencializadas quando promovidas em espaços e atividades intencionais de trocas e diálogo entre as crianças. |
Abstract: | The dissertation entitled “Interactive dynamics in writing activities in the literacy process: Teaching and learning the writing system” is part of the research of the Literacy Research Group at the Federal University of Minas Gerais, which focuses on Invented Spelling. The main objective of this work was to understand the interactive dynamics constitutive of writing activities as a learning procedure, including Invented Spelling, in the first year of Elementary School. Through participant observations in the classroom and interviews with teachers, we sought to answer the following questions: i) To what extent do writing activities in the first year/EF involve invented writing? ii) How do interactions take place in the classroom in activities that involve writing as a learning procedure? Are interactions between children promoted in classroom writing proposals? And between child and teacher? Is there a predominant type of interaction? iii) What challenges does a first-year/PE teacher encounter in interactive dynamics when conducting writing activities as a learning procedure? To this end, we dialogue with authors who discuss the process of initial learning of written language, Ferreiro and Teberosky (1999) and Soares (2004, 2016 and 2020) and also Invented Spelling, Alves-Martins and collaborators (2009, 2012, 2015, 2018, 2019, 2020). The results demonstrate, regarding writing activities as a learning procedure in the 1st year, that three teaching actions were of great relevance in the development of these activities: the use of the textbook, the use of movable letters and the association of word writing activities to diagnostic assessment. With regard to the interactive dynamics constitutive of writing practices in the classroom, we found that both interactions between peers, the teacher's mediation and interactions between teacher-child/child-teacher were fundamental to the interactive process and the construction knowledge in the writing activities carried out. In interactions between teacher and child, the teacher performs two movements when interacting with the children: collective guidance and explanations on the board and individual interventions with the children. In interactions between peers, three different interactive dynamics were identified: interactions inherent to the classroom situation, in small groups and the collaborative proposal. Finally, the research reinforces the social and interactive nature of knowledge construction, highlighting that the classroom is the space for interactions. We found that interactive dynamics are constitutive and intrinsic to the proposals for writing words and invented writing carried out, and can be further enhanced when promoted in spaces and intentional activities of exchange and dialogue between children. |
Subject: | Educação Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau) Alfabetização Aprendizagem por atividades Atividades criativas na sala de aula |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77892 |
Issue Date: | 5-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oficial Dissertação Victória_FINAL30-09.pdf | 4.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License