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http://hdl.handle.net/1843/77909
Tipo: | Tese |
Título: | João Alphonsus: modernismo, modernidade, animalidade |
Autor(es): | André Leão Moreira |
Primeiro Orientador: | Claudia Campos Soares |
Primeiro membro da banca : | Marcia Regina Jaschke Machado |
Segundo membro da banca: | Maria Zilda Ferreira Cury |
Terceiro membro da banca: | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges |
Quarto membro da banca: | Domingos de Leers Guimaraens |
Resumo: | Este trabalho trilha dois caminhos. Primeiramente, a pesquisa busca um panorama da produção e da participação de João Alphonsus no chamado modernismo mineiro. São analisados alguns dos primeiros textos explicitamente modernistas lançados pelo autor nos periódicos ao longo da década de 1920. Ao mesmo tempo, é feita uma análise breve desses próprios veículos de imprensa como componentes da vida intelectual dos rapazes mineiros à época de nossa vanguarda, destacando-se o Diário de Minas e a Novella Mineira, bem como o trânsito desses jovens artistas por ideias e espaços da recente capital Belo Horizonte. Assim, procura-se delinear o enquadramento de João Alphonsus nesse movimento que mais impactou o início do século XX nas letras brasileiras. Um segundo caminho da tese é o da investigação da escrita da animalidade. Para tanto, promove-se uma leitura do autor de “Sardanapalo” como um artista imbuído de forte sentido de modernidade, elegendo-se o conto “O homem na sombra ou a sombra no homem” como um ponto incontornável dessa leitura. A partir dessas ideias, chega-se à escrita da animalidade, quando são analisados os maiores momentos de encontro do humano com o não-humano na obra de João Alphonsus. Procede-se a uma leitura de contos e de episódios dois romances de nosso autor (Totônio Pacheco e, principalmente, Rola-moça), interpretando-os a partir de ideias modernas e contemporâneas sobre animalidade. |
Abstract: | This work follows two paths. Firstly, we seek an overview of João Alphonsus' production and participation in the Minas Gerais modernism. In this sense, we analyze some of the first explicitly modernist texts published by the author in periodicals throughout the 1920s. At the same time, we aim to briefly analyze these press vehicles themselves as components of the intellectual life of writers from Minas Gerais at the time of our avant-garde, with emphasis on Diário de Minas and Novella Mineira, as well as the transit of these young artists between ideas and spaces in the recent capital Belo Horizonte. Thus, we pursue to outline João Alphonsus's position in this movement that most impacted the beginning of the 20th century in Brazilian literature. This dissertation’s second path is to investigate the writing of animality. To this end, we promote a reading of the author of “Sardanapalo” as an artist imbued with a strong sense of modernity, choosing the short story “O homem na sombra ou a sombra no homem” as an unavoidable example. Based on these ideas, the writing of animality is explored by analyzing the major moments of encounter between the human and the non-human in João Alphonsus’ work. This involves a reading of his short stories and some episodes of two novels (Totônio Pacheco and, primarily, Rola-moça), interpreting them though modern and contemporary ideas about animality. |
Assunto: | Alphonsus, João, 1901-1944. – Crítica e interpretação Modernismo (Literatura) – Minas Gerais Literatura brasileira – História e crítica Animais na literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77909 |
Data do documento: | 14-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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