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http://hdl.handle.net/1843/78258
Type: | Dissertação |
Title: | Sequências didáticas investigativas e o ensino de botânica: aprendendo caracterização e reprodução dos grupos de plantas no Ensino Médio |
Authors: | Alexandre Silva tomaz |
First Advisor: | Denise Maria Trombert de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho buscou investigar possíveis contribuições do ensino por investigação para a aprendizagem de temas da Biologia, como a Botânica, tópico que, muitas vezes, é trabalhado de forma descontextualizada, não fazendo sentido para a formação e a realidade do estudante. Foram produzidas duas Sequências Didáticas Investigativas (SDIs), denominadas “Plantas em cards” e “Reproduzindo o ciclo de vida dos grupos de plantas”, a primeira trata sobre a caracterização dos grupos de plantas e a segunda sobre a reprodução desses grupos. As SDIs foram construídas utilizando programas de computador e ferramentas de edição virtual, como: o Canva, o Power point, o Word, para elaboração dos cards, edição de imagens, montagem das fichas de avaliação e escrita de texto. Destaca-se o grande potencial de trabalho interdisciplinar das SDIs com outros componentes curriculares, como Arte, e alguns Itinerários Formativos, como Tecnologia e Inovação, para a elaboração de produtos educacionais previstos nas SDIs (e.g., para produzir cards de forma manual ou virtual pelos próprios estudantes). Foram elaboradas fichas para registro de dados, onde os estudantes registram seus aprendizados ao longo das etapas propostas nas SDIs e que servem de base para avaliação pelo professor. Ao final da aplicação das atividades, é proposto a aplicação de uma ficha de avaliação do processo de ensino, para que os estudantes possam colocar suas sugestões e críticas sobre os materiais e indicar possíveis adaptações e melhorias nas propostas apresentadas. Todas as atividades propostas nas SDIs podem ser replicadas dentro do ambiente escolar, de diversas formas e possibilidades, quando contextualizadas com a realidade de cada escola, turma, professor e estudante, podendo usar predominantemente recursos tecnológicos ou não para a sua execução. As atividades previstas se enquadram com o que está previsto no ensino por investigação, nas metodologias ativas, compondo uma sequência didática composta de atividades problematizadas de maneira a propor investigações no ensino dos conteúdos propostos. É indispensável a proposição de atividades de ensino e abordagens didáticas que vislumbrem a boa qualidade do ensino nas escolas de Educação Básica, como um dos meios para a formação de cidadãos capazes de argumentar e intervir em questões e problemas presentes na sociedade em nível local e global. |
Abstract: | This study sought to investigate possible contributions of inquiry-based teaching to the learning of Biology topics, such as Botany, a topic that is often worked on in a decontextualized manner, making no sense for the student's education and reality. Two Investigative Didactic Sequences (IDSs) were produced, called “Plants on cards” and “Reproducing the life cycle of plant groups”. The first deals with the characterization of plant groups and the second with the reproduction of these groups. The IDSs were built using computer programs and virtual editing tools, such as Canva, PowerPoint, and Word, to create cards, edit images, assemble assessment sheets, and write text. The great potential for interdisciplinary work of the IDSs with other curricular components, such as Art, and some Training Itineraries, such as Technology and Innovation, for the creation of educational products provided for in the IDSs (e.g., to produce cards manually or virtually by the students themselves) stands out. Data recording forms were developed, where students record their learning throughout the stages proposed in the SDIs and which serve as a basis for evaluation by the teacher. At the end of the application of the activities, a teaching process evaluation form is proposed, so that students can make their suggestions and criticisms about the materials and indicate possible adaptations and improvements in the proposals presented. All activities proposed in the SDIs can be replicated within the school environment, in different ways and possibilities, when contextualized with the reality of each school, class, teacher and student, and may predominantly use technological resources or not for their execution. The planned activities fit in with what isforeseen in inquiry-based teaching, in active methodologies, composing a didactic sequence composed of problematized activities in order to propose investigations in the teaching of the proposed content. It is essential to propose teaching activities and didactic approaches that envision good quality teaching in Basic Education schools, as one of the means for the formation of citizens capable of arguing and intervening in issues and problems present in society at local and global levels. |
Subject: | Ensino - Biologia Reprodução vegetal Pesquisa científica Protagonismo Juvenil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78258 |
Issue Date: | 14-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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